Espaço será em antigo depósito de rejeito de carvão e terá pista para "arrancada".
Um parque será construído no distrito do Rio Maina, em Criciúma. Na tarde desta quinta-feira, representantes do Motomix e da Associação Desafio Arrancada de Santa Catarina (ADASC) foram à prefeitura acertar os detalhes da pista de arrancada que será construída no local. Os responsáveis pelo projeto são os arquitetos da Secretaria de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana de Criciúma, André De Luca e André Luiz Laitano.
Conforme os urbanistas a pista terá 400 metros de comprimento por 15 metros de largura. “A pista está sendo projetada de acordo com as normas de segurança exigidas pelas federações. A reta será usada para eventos de motos, carros, caminhões e até mesmo para kart, skate, aeromodelismo, desfile cívico e eventos de carnaval”, complementou De Luca. A meta é reunir todas as "tribos" neste novo parque, com a pista que poderá sediar competições, inclusive, de etapas nacionais. “A maioria da população não pratica estes esportes, mas gosta muito de assistir”, salientou o prefeito Clésio Salvaro.
No dia 21 de maio, o terreno localizado no bairro Vila Francesa, com 120 metros quadrados, será adquirido e decretado de utilidade pública. Na oportunidade será apresentado o projeto que utilizará 70 mil metros quadrados para o parque, com a pista de arrancada com arquibancadas, ciclovia de 840 metros e uma pista de caminhada com 850 metros próximo à margem do leito do Rio Maina. Também ficarão à disposição da comunidade quadras poliesportivas, parques infantis, academias ao ar livre, decks para contemplação do rio e banheiros públicos. “Aquela área será totalmente transformada e terá fácil acesso após o término da rodovia Leste/Oeste”, reforçou Laitano. Assim que os trabalhos forem iniciados no local, a obra deverá estar concluída em oito meses. No mesmo terreno será deixado um espaço vago para futuramente abrigar o terminal de ônibus do distrito, com 28 mil metros quadrados.