Geral

Pioneira em seu País: A Contribuição da Sonda Sakigake

Imagem: NASA

O Japão, país do sudeste asiático, lançou em 1985 sua primeira espaçonave interplanetária, nomeada Sakigake, que pode ser traduzido para o português como “pioneiro”. Além de ser a primeira de sua série, entrou para a história por ser a primeira sonda a chegar no espaço profundo lançada por um país além da União Soviética ou dos Estados Unidos.

Seu desenvolvimento e lançamento ficaram sob responsabilidade da antiga agência espacial japonesa “Institute of Space and Astronautical Science”, hoje denominada Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (JAXA). Foi lançada no dia 8 de janeiro de 1985, a bordo do foguete M-3SII-1, diretamente do Centro Espacial de Uchinoura, na cidade de Kagoshima, no Japão.

Seu formato se assemelhava a um cilindro e era feita de fibra de carbono reforçada com plástico. Utilizava propulsores de hidrazina que tinham a função de controlar sua altitude e velocidade, além de girar em uma rotação que variava de 5 a 0,2 por minuto. A sonda ficou famosa por voar em direção ao cometa Halley, que foi visto da Terra em 1986, enquanto ele se aproximava do Sol, chegando a ficar a 7 milhões de quilômetros de distância dele.

Foi a primeira nave espacial na história do Japão a realizar com sucesso uma aproximação com a Terra através da assistência gravitacional, e não só uma, mas três vezes. A primeira foi feita em 1992, conseguindo uma aproximação máxima de 88.997 quilômetros; a segunda foi no ano subsequente, 1993, chegando a ficar a 40 raios terrestres de distância; e a terceira se deu em 1994, quando ficou a 86 raios terrestres.

A sonda não permaneceu muito mais tempo em missão no espaço, pois no dia 15 de novembro de 1995, os controladores infelizmente perderam contato com ela, tendo que declarar finalizada uma missão que futuramente pretendia observar outros dois cometas periódicos, o Honda-Mrkos-Pajdusakova e o Giacobini-Zinner.

Fonte consultada:

WIKIPÉDIA. Sakigake. Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Sakigake Acesso em 07 jan. 2025.

Notícias Relacionadas

As Luas Galileanas: O Legado de Galileu Galilei na Astronomia

Meia-atacante de 25 anos é anunciado pelo Criciúma

Luiz Henrique estava por último no Goiás

Arrecadação federal fecha em R$ 209,21 bi em novembro

É o melhor resultado desde 2013

Acic lamenta morte do ex-presidente Guido Búrigo

Ex-presidente da associação deixa um importante legado em prol do desenvolvimento da região