Em reunião ocorrida nesta terça-feira (20), juntamente com representantes da Casan, presidente da Flama, Patrick P. De Souza e os vereadores Cleosmar Fernandes, Rhoomening Rodrigues e Rogério Medeiros, o prefeito de Laguna, Mauro Vargas Candemil, anunciou que o governador Eduardo Pinho Moreira determinou o lançamento do edital para a obra de Esgotamento Sanitário das comunidades de Cigana e Farol de Santa Marta, em Laguna, no valor de R$ 15 milhões.
A obra contempla uma ET – Estação de Tratamento de no máximo 30 litros por segundo, o que será suficiente para atender a demanda das comunidades mencionadas e está dentro das diretrizes de uso e ocupação do solo, conforme Plano Diretor do Município.
Representantes da Casan/Laguna estarão na quarta-feira (21) na sede da Companhia, em Florianópolis, protocolando documento demonstrando a viabilidade da implantação do sistema que permitira dar entrada no lançamento do edital.
O presidente da Câmara Municipal de Laguna, Cleosmar Fernandes, declinou-se a realizar uma audiência pública na comunidade da Cigana para apresentar o projeto e mostrar os benefícios que ele contempla.
Parte dos valores referentes ao ISS – Imposto Sobre Serviço serão destinados à realização de outras obras importantes para as comunidades contempladas com o sistema de esgotamento sanitário.
Mauro enfatizou que os serviços de coleta e tratamento dos esgotos levam à melhoria da qualidade de vida das pessoas, sobretudo na saúde infantil com redução da mortalidade, melhorias na educação, na expansão do turismo, na valorização dos imóveis, na renda do trabalhador, na despoluição dos rios e preservação dos recursos hídricos.
De acordo com Candemil, esta é uma das primeiras ações de Pinho Moreira, como governador de Santa Catarina, beneficiando a cidade de Laguna que também quer ação imediata para os projetos da Orla do Mar Grosso, Acesso Norte, Pavimentação de Bananal à Parobé e o Colégio Militar.
Colaboração: Comunicação Prefeitura de Laguna