Hospital da cidade atende 80 pessoas por dia, quando o normal é 30. Mutirão em casas fechadas será feito no próximo sábado (13).
Pinhalzinho, cidade do Oeste catarinense, registra 89 casos de dengue este ano. Um mutirão será realizado no próximo sábado (13) para tentar combater os focos do mosquito Aedes aegypti, como mostrou o RBS Notícias.
O hospital de Pinhalzinho está atendendo 80 pessoas por dia desde o final de semana, a maioria com sintomas de dengue. O normal são 30 pacientes. "O hospital hoje não tem uma infraestrutura completa que suportaria todo o legado de uma epidemia", disse o diretor do hospital, Silvio Mocelin.
Nesta quarta (10), um novo boletim sobre as três doenças transmitidas pelo mosquito será lançado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina – Dive. O último relatório mostrou 15 casos em todo estado.
Mas o salto no próximo relatório pode ser ainda maior, segundo o site G1 SC. É que desde o final do ano passado, o Ministério da Saúde não manda os testes de dengue para Santa Catarina. O estado comprou 10 mil unidades na semana passada e, desde então, está fazendo os testes atualizando os números.
Medidas
Em Pinhalzinho, o estado e o município tentam reduzir a transmissão da dengue principalmente com borrifadas de insenticida, como foi feito quando a doença tomou conta de Itajaí no ano passado. A dificuldade ainda são as portas fechadas.
"Em torno de 25% [das casas] estão fechadas e para isso estamos no próximo sábado, dia 13, com mutirão de visitas nessas casas fechadas", disse a coordenadora de Vigilância Epidemiológica Ivanete Althaus.