Esporte

Piloto catarinense André Gaidzinski estreia no pódium da Porsche Cup 2019, no Autódromo de Interlagos

Gaidzinski fica em quinto lugar na primeira prova e, por causa de um acidente, não pontuou na segunda prova, ambas disputadas neste sábado (16), em São Paulo.

Foto: Divulgação

O piloto catarinense André Gaidzinski começou a temporada 2019 do campeonato da Porsche, GT3 Cup Challenger 3.8, subindo no pódium. Ele ficou em quinto lugar na primeira prova, às 9:30h e não pontuou na segunda prova, às 12:50h, ambas disputadas nas pistas do Autódromo de Interlagos, em São Paulo, neste sábado, dia 16 de março. Nesta 15a temporada da competição, as regras se alteraram e as categorias 3.8 e 4.0, da corrida Sprint (de curta duração), entram juntas na pista.

André teve que correr atrás nesta primeira prova, pois na prova de classificação, disputada na quinta-feira (14), ele não conseguiu fazer um bom tempo, após tomar a decisão errada do pneu utilizado. “Começou uma chuva fina e eu não estava com o pneu mais apropriado, sem poder ousar para não escorregar na pista”, explicou o piloto que retornou às pistas em 2018, após 15 anos afastado se dedicando apenas aos seus negócios em Santa Catarina.

Na primeira prova, pela manhã, André pisou fundo e avançou 11 posições, chegando a ser o quarto da sua categoria, mas terminando a prova com o quinto lugar. “Tive que recuperar posições de forma mais ousada, visto que não tinha ido bem na prova de classificação e largado em penúltimo lugar”, pontuou Gaidzinski. Com 32:53.502 de tempo total de prova, o piloto deu 19 voltas, sendo que na quarta volta ele virou o seu melhor tempo, de 1:41.214.

Na segunda prova, o piloto foi atingido por um carro, já na largada, quebrando o aro e esvaziando o pneu. André ainda tentou levar até a reta oposta, mas o carro não respondeu ao final da reta, passando reto. Desta forma, ele não pontuou no grid. “Foi uma pena ter sido atingido já no início da corrida, ainda tentei segurar o carro, mas não consegui levar muito tempo. Agora é pensar para a frente e se preparar para a próxima etapa”, falou André. A próxima prova será no dia 27 de abril, em Curitiba.

Na primeira temporada ele ficou em sexto lugar geral e promete melhorar ainda mais esse resultado em 2019. Para tanto, o piloto vem se submetendo a uma série de treinamentos técnicos, focados principalmente no preparo físico e mental de atletas do automobilismo. Além disso, esse ano ele ainda conta com a assessoria do coach Giuliano Lasacco, que passou por diversas categorias de monopostos nacionais e internacionais, na década de 90 e depois de 2000 vem disputando também na Stock Car e Truck. “Como ele largou lá atrás, sabia que ia ser difícil, mas ele ontem no treino já tinha ido super bem. Eu sabia que ele tinha potencial para sair lá na frente, largou bem, conseguiu achar um bom caminho e foi indo bem, terminando na quinta posição. Para quem ficou muito tempo parado, ele está indo muito bem. Estamos trabalhando bastante alguns pontos específicos para ele melhorar cada vez mais. Foi uma pena ter acontecido o acidente da segunda corrida”, salientou o coach Giuliano Lasacco.

André estreou um carro desenvolvido com um design especial para esta temporada. Ele presta uma homenagem ao primeiro Porsche Campeão das 24 Horas de Le Mans, pilotado pelo alemão Hans Herrmann. O modelo considerado um ícone no automobilismo mundial, com design vermelho e branco da Equipe Salzburg, inspirado nas cores da bandeira da Áustria, é um tributo ao empresário Willy Herrmann, sobrinho de Hans e um dos responsáveis pelo retorno de Gaidzinski às pistas. O carro é considerado um ícone pois a Porsche buscou o campeonato das 24 Horas de Le Mans durante 18 anos, de 1951 a 1969, conseguindo apenas em 1970, com este carro.

Sobre a Porsche Cup – Considerado o principal evento de Gran Turismo da América Latina, a competição é composta por corridas “Sprint”, de curta duração, e “Endurance”, de longa duração, com nove etapas.

Histórico André Gaidzinski – Em seu currículo, André traz do ano passado o 2º lugar na etapa Formula 1, também no Porsche Gt3 Cup Challenger 3.8, e ao longo de sua história passagens pela Fórmula Chevrolet, Campeonato Brasileiro de Fórmula Ford, 3º lugar no Warm Up em Brasilia e 3º lugar na classificação em Goiânia. Apaixonado pela velocidade, André começou cedo o seu interesse pelo mundo dos grids. Desde os 10 anos já acompanhava as corridas de Formula FIT e aos 17 decidiu realizar o seu maior sonho, começando a sua trajetória profissional pelo Kart, em 1991. Em 2018, ano de seu retorno, ele ficou em sexto lugar no GT3 Cup Challenger 3.8 do campeonato Porsch.

Colaboração: Comunicação Alvo Conteúdo Relevante

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