A operação ocorreu na madrugada desta quinta-feira (12).
Após dois dias de buscas intensas, a Polícia Federal (PF) apreendeu mais de 1 tonelada de cocaína em um navio atracado no terminal portuário de Itapoá, no litoral de Santa Catarina. A operação ocorreu na madrugada desta quinta-feira (12). A embarcação, de bandeira da Libéria, tinha como destino final o Marrocos. Cinco tripulantes, oriundos das Filipinas e de Montenegro, foram presos em flagrante.
Investigação e apreensão
De acordo com a PF, o carregamento da droga ocorreu diretamente no porto de Itapoá. A operação foi desencadeada após agentes identificarem uma movimentação suspeita envolvendo outra embarcação, que transferia volumes para o interior do navio. Essa atividade foi captada pelas câmeras do terminal, evidenciando o carregamento ilegal.
Devido à dimensão do navio, as buscas foram realizadas ao longo de dois dias até que o entorpecente fosse localizado. A carga ilícita foi encontrada em um compartimento escondido, cuidadosamente dissimulada para dificultar a detecção.
Prisões e desdobramentos
Os cinco estrangeiros detidos foram levados para a Delegacia da Polícia Federal em Joinville, no Norte do estado, onde foram autuados pelo crime de tráfico internacional de drogas. A operação reforça os esforços das autoridades brasileiras no combate ao narcotráfico, especialmente em portos, que são pontos estratégicos para a saída de entorpecentes do país.
A Polícia Federal segue investigando possíveis conexões da organização criminosa responsável pelo envio da droga e se outros envolvidos participavam da logística do transporte.