Há 35 anos, a APAE de Orleans presta atendimento gratuito e humanizado a centenas de pessoas com deficiência, nas áreas de saúde, educação e assistência social. Como forma de gratidão pelos serviços prestados, anualmente, a equipe da instituição, voluntários e população se unem para que cada edição do Pedágio Solidário seja um sucesso.
A ação, fruto de parceria com o Grupo RBS, será realizada neste sábado (12), das 8h às 12h, em três locais da cidade. Tendo em vista que é véspera do Dia das Mães, a tendência é que haja mais movimento na cidade. Quem for garantir o presente para a mãe no comércio local poderá levar também sua contribuição para o Pedágio Solidário.
Os recursos arrecadados serão utilizados para a ampliação da sede, visando aperfeiçoar o atendimento aos alunos. Conforme a diretora da Escola Especial Lar da Esperança, Fabiana Martins Hoffmann, a obra está orçada em quase R$ 1 milhão.
“Com a ajuda de todos, podemos garantir que centenas de pessoas com deficiência da nossa cidade tenha uma qualidade de vida melhor e continuar multiplicando amor e despontando como uma das melhores APAEs do Brasil. Então, não fique aí parado, nos procure sábado e saiba mais sobre a nossa entidade e como nos ajudar”, convida o presidente da APAE de Orleans, Lorenço Ascari.
Atenção aos pontos estratégicos
Os voluntários estarão posicionados em pontos estratégicos da cidade. Haverá quatro pontos na Rua Aristiliano Ramos (ao lado da Praça Celso Ramos, ao lado do Posto Jardim, em frente à Loja Lolli e ao lado do cemitério), um ponto na SC-108 (ao lado da Escola Samuel Sandrini) e um ponto na Rua Etiene Galdenti Stawiarski (no pórtico de entrada da cidade).
Importância da obra de ampliação
A ampliação da sede era a principal necessidade da instituição. A antiga estrutura estava pequena para os serviços prestados pela entidade, que foram acrescidos com o passar dos anos. Uma área de 374,28 metros quadrados está sendo construída desde o início deste ano.
Ela contará com cinco salas para atendimentos específicos que formarão uma Clínica Integrada Modelo com o que há de mais moderno. No local, ficará integrada a atuação dos profissionais da área da saúde (médico, odontólogo, fonoaudióloga, assistente social, psicóloga, terapeuta ocupacional e fisioterapeutas).
Haverá, ainda, um espaço exclusivo para os alunos da estimulação essencial. Além disso, três banheiros com acessibilidade (feminino, masculino e um com banheira para as crianças da estimulação essencial), garagem para estacionar veículos e cadeiras de rodas, um parquinho de diversão adaptado para os alunos e um jardim sensorial também fazem parte do projeto.
O projeto foi elaborado para atender às necessidades da APAE para os próximos 25 anos.
Credibilidade, transparência e gratidão
Tal como nas edições anteriores, assim que o Pedágio Solidário for encerrado, o valor arrecadado será contabilizado e, em seguida, divulgado para a população por meio dos meios de comunicação. Desde já, a equipe e os alunos da APAE agradecem aos moradores de Orleans, que são sempre solidários e engajados com a causa, tendo em vista que o motivo é nobre que há transparência por meio da divulgação do que é feito com o valor arrecadado.
Outras formas de contribuir com a APAE de Orleans
Doações podem ser feitas nas seguintes contas bancárias: Banco do Brasil (Ag. 0955-5 C/C 25925-X) ou Caixa Econômica Federal (Ag. 1079 C/C 70-0).