Poder Legislativo

Pesquisadora alerta sobre proposta de mudança da lei sobre antenas de celular, em Içara

Pesquisadora alerta sobre proposta de mudança da lei sobre antenas de celular, em Içara2

Foto: Comunicação Câmara de Vereadores de Içara

A pesquisadora Mariléia Giassi Zanette, com mestrado em ciências ambientais e trabalhos realizados sobre poluição eletromagnética e saúde pública, se reuniu com os vereadores de Içara, na última semana, para apresentar alguns estudos referentes à poluição eletromagnética.

A preocupação da pesquisadora ocorreu em virtude do Projeto de Lei apresentado pelo vereador André Mazuchello Jucoski, o Polakinho, que está tramitando nas comissões permanentes da Câmara Municipal. Ele dispõe sobre normas urbanísticas específicas para a instalação de infraestrutura de suporte para equipamentos de telecomunicações autorizadas, extinguindo a limitação de distância mínima de 300 metros como parâmetro para o afastamento de torres e antenas de telefonia móvel das residências e edificações, conforme estabelece a Lei Municipal nº 1.819/2002.

“Estamos em tempos que ninguém quer ficar sem tecnologia, mas é preciso cuidados com o meio ambiente e a saúde pública”, alertou ela. Segundo a pesquisadora, que estuda sobre o assunto há 15 anos, a questão em debate é de saúde pública e sanitária, pois a poluição eletromagnética interfere no sistema biológico. “Tudo na natureza é frequência e, sendo assim, qualquer frequência atinge o sistema biológico. Por isso, o cuidado”.

Mariléia acrescentou que pesquisas apontam que pessoas que residem até 400 metros de uma antena de celular tem três a quatro vezes mais chances de ter câncer e sugeriu que as antenas sejam colocadas ao longo de avenidas. “O afastamento é a única forma de proteção, peço que os vereadores analisem bem a proposta, pois é preciso pensar primeiro na saúde pública”, destacou.

Para o autor da proposta, vereador Polakinho o município demanda de melhorias nos serviços de telefonia móvel. “Respeito à opinião da pesquisadora, mas a cidade precisa dessas melhorias e as antenas estão conforme as normas da Organização Mundial de Saúde”, apontou. “Vamos continuar esse debate, são pontos de vistas diferentes, o projeto segue seu trâmite normal nas comissões desta Casa”, acrescentou o presidente do Legislativo, Alex Ferreira Michels.

Colaboração: Comunicação Câmara de Vereadores de Içara

Pesquisadora alerta sobre proposta de mudança da lei sobre antenas de celular, em Içara2

Foto: Comunicação Câmara de Vereadores de Içara

Salvar

Notícias Relacionadas

OS Criciúma está concorrendo em concurso nacional de Boas Práticas

Concurso reúne vários Observatórios Sociais do Brasil e cada um concorre com alguma boa prática executada.

Governador encaminha projeto de lei que institui data para homenagear bombeiros militares veteranos

A escolha da data comemorativa faz referência ao aniversário do coronel BM Milton Antônio Lazzaris, comandante-geral de honra da corporação, para representar todos os bombeiros militares.

Vereadores de Lauro Müller apresentam Indicações e aprovam Projetos de Lei e Requerimento

Entre as pautas, estava o Projeto de Lei que declara de utilidade pública a Associação de Pais e Amigos de Autistas (AMA) de Lauro Müller.

Reunião discute medidas para reduzir filas nas agências bancárias, em Içara