Geral

Pesquisa pioneira: astrônomo de Laguna ajuda a desvendar vento nas galáxias

Até então, os cientistas desconheciam o mecanismo de formação e a sua localização exata.

Astrônomo de Laguna ajuda a desvendar vento nas galáxias

Foto: Arquivo pessoal

O lagunense Daniel May Nicolazzi sempre gostou de olhar para o céu. Hoje doutor em Astronomia pela Universidade de São Paulo (USP), Nicolazzi é destaque na imprensa nacional por causa de sua contribuição em um estudo que desvenda como surge o vento de buracos negros nas galáxias.

Bacharel em Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008), mestre (2011) e doutor (2016) em Astronomia pela USP, atualmente ele mora na capital paulista. O estudo do qual ele fez parte foi publicado esta semana pela revista Galileu.

O trabalho trata de um dos grandes mistérios astronômicos nunca plenamente entendidos: a origem do vento de gás ionizado que se forma nas proximidades dos buracos negros. É esse tipo de vento que faz com que os buracos negros expulsem grande parte do gás do centro das galáxias – ao contrário de atrair e engolir tudo o que deles se aproxima, como diz o senso comum, o que é um mito.

O estudo, de autoria dos astrônomos Daniel May e João Steiner, ambos da USP, foi publicado originalmente na revista inglesa “Monthly Notices of the Royal Astronomical Society”.

Ele é baseado na galáxia NGC 1068. Os pesquisadores mostraram que o vento é formado em dois estágios. “Sabe-se, há muito tempo que os ventos [em buracos negros] existem. Mas o mecanismo e a localização exata não eram conhecidos. Este trabalho mostra isso, pela primeira vez”, explicou Steiner.

O pesquisador contou que o gás ionizado desse tipo de vento influencia toda a formação e o desenvolvimento das galáxias. “Se esse gás é arrastado para fora da galáxia, as estrelas param de nascer, afetando a forma como as galáxias evoluem. Por outro lado, aos poucos, também não haverá mais gás para ser capturado pelo buraco negro. Isso vai apagá-lo. Mas o gás pode voltar e reiniciar todo o ciclo. É isso que faz com que os buracos negros e as galáxias coevoluam. Portanto é um processo importante na evolução das estrelas e galáxias”, disse Steiner.

Com informações do Portal Notisul

Notícias Relacionadas

ExpoMais é oficialmente lançada nesta segunda-feira

O evento terá palestras principais com nomes de renome nacional, além de outros espaços que estarão à disposição do público e que serão reveladas no evento de lançamento desta segunda-feira.

IBGE inicia a Pesquisa de Orçamentos Familiares 2017/2018 na região

A POF é o levantamento mais detalhado sobre os padrões de consumo dos brasileiros. Baseado nessa pesquisa, o IBGE atualiza a cesta de itens do Índice de Preços ao Consumidor Amplo - IPCA.

Santur lança pesquisa para conhecer a intenção de viagens a Santa Catarina pós-pandemia

O levantamento também vai reunir informações sobre a sensação de segurança dos turistas em relação a Santa Catarina

Pesquisa mostra que pandemia fez número de casamentos cair até 61%

Houve queda de 87% no número de confirmações de presença de convidados