Educação

Pesquisa fortalece parceria entre UniSatc e Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Projeto que está sendo concluído contou com incentivo do CNPq e agregou conhecimento para um novo projeto aprovado junto a FAPESC

Divulgação

A pesquisa liderada pelo professor Fábio André Lora, do Departamento de Engenharia de Materiais da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), está na fase final. A parceria com a UniSatc, permitiu ampliar os estudos sobre a produção de placa de coletor de energia solar plano, utilizando o processo de estampagem incremental.

Os estudos do pesquisador são para aprimorar o uso do coletor solar plano, que é responsável pelo aquecimento de água. A ideia é fazer com que o equipamento possa gerar uma pequena quantidade de energia. “Os avanços que percebemos na fase metalúrgica foram positivos. Agora, falta observar alguns pontos na questão de energia”, afirmou Lora.

Com o suporte da UniSatc foi possível observar questões que envolvem a área metalúrgica, utilizando os laboratórios e o apoio de acadêmicos e professores. “Somente na UniSatc, dentro dessa pesquisa, conseguimos envolver dois estudantes de graduação, que produziram seus TCCs sobre o assunto, e ainda uma dissertação de mestrado”, informou o professor da UniSatc, Daniel Fritzen.

Os projetos contam com o apoio do Conselho Nacional de Pesquisas (CNPq) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Santa Catarina (Fapesc).

Notícias Relacionadas

Custos de ultraprocessados e álcool ao SUS atingem R$ 28 bi por ano

Cerca de 160 mil mortes anuais têm relação com consumo desses produtos

Primeira parcela do décimo terceiro deve ser paga até esta sexta

Segundo Dieese, salário extra injetará R$ 321,4 bilhões na economia

Motociclista morre em colisão frontal com carro em SC

Segundo relatos da PMRv, o motorista do carro, um homem de 25 anos, é suspeito de estar dirigindo sob influência de álcool no momento da colisão

Taxa de desocupação de Santa Catarina cai para 2,8%, o menor percentual em 10 anos

pesquisa do IBGE mostra também que o mercado de trabalho catarinense está em expansão