Geral

Pescadores em festa: seis toneladas de tainha na região

Foto: João Baiuka/DS

Foto: João Baiuka/DS

De domingo, quando teve início a safra da tainha, até ontem, cerca de seis toneladas do peixe foram capturadas na região. Domingo, foram registradas duas toneladas em Imbituba e uma em Laguna. Ontem, foram pescadas mais três toneladas no Farol de Santa Marta, também na Cidade Juliana.

A expectativa, no entanto, é chegar a 1,8 mil toneladas até o fim da safra, em 31 de julho, conforme a Federação Catarinense de Pescadores. O número é referente ao esperado para todo o Estado. De acordo com o presidente da federação, Ivo da Silva, é a melhor largada dos últimos dez anos. “Isso nos faz apostar em um resultado superior relacionado aos anos anteriores. Em 2015, por exemplo, o Estado atingiu 1,4 mil toneladas. Esperamos superar essa marca”, diz.

Em Imbituba, o início do período de pesca da tainha foi marcado por duas toneladas. A pesca ocorreu domingo, na Praia Vermelha. Também no primeiro dia, domingo, Laguna fisgou uma tonelada. A pesca foi no Farol de Santa Marta.

“Muitas pessoas contemplaram a beleza da pesca artesanal. Inclusive, é bom lembrar que a Prainha está fechada para a prática de surfe até o término da temporada”, ressalta o empresário João Schmitz, da Pousada Baiuka.

Ontem, por sua vez, o Farol de Santa Marta, em Laguna, registrou outro espetáculo da pesca artesanal. Foram capturadas aproximadamente três toneladas de tainha. Segundo o presidente da Colônia de Pescadores Z14, de Laguna, Antônio Manoel de Souza, ainda não há como estimar a quantidade até o fim da safra. “A expectativa é das melhores durante toda a época de safra. Esperamos que seja melhor do que em outros anos.”

Em Imbituba, foi iniciada a instalação de placas em todas as praias com orientações sobre a conduta no período de pesca. Segundo a prefeitura, não há uma lei que regulamente a atividade, por isso há um acordo entre colônia de pescadores, ASI, Polícia Ambiental e governo municipal para que seja respeitada a atividade durante a temporada de pesca da tainha.

Frio diminui no Estado

O amanhecer de ontem foi marcado ainda por temperatura baixa, principalmente nas áreas altas do Estado. Houve registro de temperatura negativa em poucas cidades. No entanto, o frio já diminuiu em relação aos últimos dias devido ao deslocamento da massa de ar frio de origem polar para o oceano. Para hoje, na Amurel, a mínima deve ser de 12°C e a máxima, de 24°C. Os termômetros devem ficar nessa faixa até sexta-feira.

Com informações do site Diário do Sul