Durante os dois meses de safra, o surf também sofre restrições na Praia do Cardoso e da Cigana
Desde o início do mês, com o período de safra da tainha, a parceria colaborativa entre pescadores e surfistas foi renovada para que ambos mantenham uma relação boa durante os próximos dois meses.
O acordo prevê que durante a safra fica proibida a prática do surfe na Prainha e liberada com regramentos no Cardoso e na Cigana. Caso os pescadores estejam no processo do cerco, os surfistas devem deixar a água e aguardar o término da atividade. As informações são do Portal Agora Laguna.
“A Associação de Surf e Tow-in do Farol de Santa Marta preza pela parceria e pelo bom relacionamento com os pescadores locais, além de respeitar e valorizar a prática da pesca artesanal, que sustenta diversas famílias na região, além de manter viva a cultura”, reforça o presidente da entidade, Helton Albino.
Já o tow-in estará proibido durante a pesca, em decisão que também é apoiada pela associação de Jaguaruna. “O barulho e os movimentos do jet ski podem afastar os cardumes de peixes que se abrigam próximo à Ilhota da Praia do Cardoso e da Cigana em dias de mar grande”, explica Albino. Nesse período, o uso de moto aquática fica liberado apenas em caso de resgate e salvaguarda de surfistas.