Pescadores aproveitaram o dia e fizeram vários lanços de tainha. Só em Jaguaruna foram 35 toneladas
O melhor lanço de tainha nos últimos anos. Pelo menos 35 toneladas de tainha foram pescadas nessa segunda-feira (11) somente nas praias de Jaguaruna. Algumas embarcações chegaram a capturar sete, oito toneladas de tainha. Os principais lanços foram dados nos balneários Campo Bom e Dunas do Sul. No domingo, também no Campo Bom, foi pescada mais uma tonelada de tainha. Em Laguna, os melhores lanços ocorreram durante o feriado, mas não há confirmação da quantidade de tainha capturada.
“Fazia muito tempo que não se conseguia pescar tanta tainha. No ano passado, pegamos pouco mais de duas toneladas e só hoje (ontem) nós pegamos pelo menos seis toneladas. É para compensar a falta de peixe nos últimos dois anos”, afirma o proprietário de restaurante Wagner Simão Medeiros, sócio de um dos barcos.
O bom resultado tem relação com o tempo. A sucessão de dias frios trouxe os cardumes para próximo da costa, facilitando o trabalho dos pescadores. “O tempo colaborou. Os pescadores levaram os barcos para o mar no início da manhã e em seguida já estavam retirando os peixes. Teve barco que tirou lanço de tainha pela manhã e também à tarde, e com boas quantidades. Seis toneladas pela manhã, mais quatro à tarde. Para amanhã (hoje), a expectativa é de um bom lanço de pesca novamente”, afirma Geneci Santana Ramos, da Colônia de Pescadores de Jaguaruna.
A previsão do tempo é de tempo bom, com nevoeiros ao amanhecer e temperaturas em elevação durante o dia. A mínima prevista para a região é de 12ºC e a máxima, de 23ºC. As condições do tempo se mantêm assim até sexta-feira, quando há previsão de chuva, em decorrência da entrada de uma frente fria ao Estado.
Diário do Sul