Na continuidade dos trabalhos de paisagismo no canteiro entre a ciclovia e a avenida Maurílio Kfouri, na praia do Mar Grosso, em Laguna, são plantados pés de butiá, espécie símbolo do município.
Com mais de um metro e meio de altura, a planta recebe cuidados especiais devido ao vento, com a técnica do envelopamento. O material também protege da salinidade, até a planta se adaptar. Após isto, o biológo Valtoir Duarte, especialista em butiá, esclarece que no decorrer da semana o envelopamento é retirado para a planta se ajustar ao novo local.
De junho a setembro, a época é conhecida como período de dormência da planta. Os frutos costumam aparecer de novembro a abril. Os pés de butiá são de áreas nas margens da BR-101. Devido à lei ambiental, eles não podem ser destruídos e devem ser replantados.
Conforme o biólogo, os butiás foram colocados na posição do sol. “Todo cuidado é fundamental”. A secretaria de obras iniciou o paisagismo na orla, com butiás, em novembro do ano passado, nas proximidades da praça Francisco Pinho.
O trabalho deve continuar em determinados trechos.
Com informações do jornal Notisul