O tema da semana acadêmica dessa edição foi “Em todos os campos de atuação, o farmacêutico é um profissional a serviço da saúde”.
O Centro Universitário Barriga Verde (Unibave) abriu, nessa noite de segunda-feira, no Centro de Vivências, a 15ª Semana Acadêmica do Curso de Farmácia. A palestra de abertura foi ministrada pela farmacêutica e policial civil, Luana Machado Ferreira, que tratou da atuação Pericial no âmbito da Polícia Científica de Santa Catarina.
O tema da semana acadêmica dessa edição foi “Em todos os campos de atuação, o farmacêutico é um profissional a serviço da saúde”. Na abertura, o vice-reitor Luiz De Noni aconselhou, em seu discurso, que os acadêmicos aproveitem o tempo, já que, como diz a canção, o “tempo voa”.
A coordenadora do curso de Farmácia, Tamirys Schulz Westphal, lembrou do papel de responsabilidade profissional e ética, colaborando para promover a qualidade de vida e o bem-estar da saúde da população. Segundo ela, o objetivo da semana acadêmica é difundir o conhecimento e promover a integração entre a comunidade acadêmica e profissionais da área farmacêutica.
A abertura ainda contou com a representante do Conselho Regional de Farmácia, a conselheira Bruna Giassi Wessler; do pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Dimas Ailton Rocha; e do pró-reitor de Ensino de Graduação, Leonardo de Paula Martins.
Programação desta terça-feira
O evento segue nesta terça-feira, dia 3, com a palestra Terapias complementares no combate à ansiedade e ao estresse, com a especialista em Acupuntura, Naturóloga e Instrutora de Kundalini Yoga, Fernanda Lourenço da Silva.
Logo depois, às 20h30, será realizada uma roda de conversa com o tema: Assistência farmacêutica, seus desafios e particularidades na Farmácia Comunitária e na Saúde Pública. O debate terá a participação da professora Jéssica Zomer Debiasi, do professor Guilherme Coan, da farmacêutica da Secretaria de Saúde do município de Orleans, Cinthia Soares Lotin Librelato; da farmacêutica da Secretaria de Saúde do município de Gravatal, Fernanda Schllickmann Rodrigues e do egresso do Curso de Farmácia do Unibave e farmacêutico da Secretaria de Saúde do município de São Ludgero, Wylgner Maciéski.