Cerca de 40% da população brasileira está com excesso de peso
Você já se olhou no espelho e percebeu que precisava emagrecer? Muitas de suas roupas deixaram de servir? Ou, pior ainda, os quilos a mais passaram a dificultar atividades básicas do dia a dia como amarrar os cadarços do sapato, varrer debaixo da cama e até mesmo respirar?
Cerca de 40% da população brasileira está com excesso de peso, o equivalente a mais de 65 milhões de pessoas, alerta a Comissão de Prevenção e Tratamento da Obesidade da Associação Médica Brasileira. Dez milhões deles são considerados obesos e os números avançam rapidamente entre todas as idades e classes sociais.
A estatística deixou de ser uma questão de estética para se transformar em problema de saúde pública. Em todo o mundo, o assunto tem sido tratado até mesmo como epidemia.
Matéria do Notisul mostra que o sobrepeso é resultado não apenas de comida em excesso, mas também de alimentação errada. Disciplina é fundamental para alcançar a boa forma, porém, tem muita gente que acredita em ‘milagres’ e acaba colocando a saúde ainda mais em risco com dietas absurdas.
Realizar atividades físicas também tem uma importância grande neste processo. Assim como identificar problemas de ansiedade e encontrar distrações que desviem a atenção da comida.
Consultar médicos, personal trainers, nutricionistas, acupunturistas, cientistas são outras opções que podem auxiliar no emagrecimento. Desde que sejam profissionais gabaritados para isso. E, o mais importante de tudo: não cometa loucuras para emagrecer!
O uso de plantas nativas da flora brasileira no emagrecimento
Moradores de todas as partes do país, inclusive da região de Tubarão, já apostaram no uso de plantas nativas da flora brasileira no combate à obesidade. O Núcleo de Ciências da Amazônia, por meio do programa Saúde Bilateral, criado há 15 anos com este propósito. O atendimento é feito à distância e os resultados são bastante positivos: é possível perder de oito a dez quilos em um mês. Para não causar riscos à saúde ou superdosagem das plantas medicinais, é necessário fazer alguns exames e uma avaliação terapêutica. Depois de avaliações feitas por e-mail, fax ou telefone, os fitoecologistas vegetais indicam a melhor combinação para cada caso. Cerca de duas mil espécies de plantas são estudadas, e consumidas em forma de chá ao longo de dois meses.
O consumo dos chás age como estímulo ao obeso – por meio de um processo natural de desintoxicação – a se sentir mais leve em nível cerebral. As plantas medicinais promovem uma desintoxicação orgânica nas células e nos filtros de eliminação dos resíduos alimentares – fígado, vesícula, rins e intestino, auxiliando o organismo na perda gradativa do excesso de peso e impedindo que o paciente volte a engordar. Também reduz níveis de colesterol, triglicerídeos e glicose altos.
Dicas para emagrecer de forma saudável
• Não tenha pressa. Se está acima do peso, pergunte-se há quanto tempo carrega esse excesso.
• Corrija gradativamente a sua atitude em relação aos alimentos.
• Não exclua de um dia para outro aquele alimento que só de pensar dá água na boa.
• Estipule horários para as refeições.
• Deixe de comer aquele doce e substitua pela fruta da sua preferência.
• Aumente o consumo de alimentos integrais.
• Troque os alimentos fritos por alimentos assados, cozidos e grelhados.
• Beba muita água.
• Saladas e legumes devem ser ingeridos diariamente no almoço e jantar.
"Lembre-se que a sua ideia deve estar focada na mudança dos seus hábitos alimentares e a escolha por alimentos saudáveis será consequência, levando assim ao tão desejado objetivo, que é o peso ideal, não somente para o verão, mas para sempre. E não desanime quando você tiver aquela festa no fim de semana e acabar saindo da sua alimentação habitual. O importante é voltar à sua dieta e continuar a optar por alimentos saudáveis no seu dia a dia".
Simoni Back
Nutricionista