Celebração será neste sábado, 29, às 19h, no salão paroquial da Igreja Matriz de Pedras Grandes
O Distrito de Azambuja, em Pedras Grandes, é o berço da colonização italiana no Sul do Estado e está completando 146 anos de história nesta sexta-feira, 28.
Para comemorar com a população, o Governo Municipal convida para uma celebração com direito a corte do bolo de aniversário. Será neste sábado, 29, às 19h, no salão paroquial da Igreja Matriz de Pedras Grandes.
História de Azambuja
No dia 28 de abril, em 1877m chegaram à colônia Azambuja, Pedras Grandes, vindos de bem longe, os pioneiros que desbravaram estas terras. Uma brava gente que atravessou o oceano para recomeçar a vida em busca de um futuro melhor, na colônia de Azambuja.
Com sonhos e esperança, construíram casas e engenhos, fundaram cidades e se espalharam por todo Sul catarinense. Os colonos de Azambuja cresceram e se multiplicaram. Não esqueceram a sua pátria mãe. O Brasil os recebeu como irmãos na mais feliz união de povos e culturas. Exemplo do legado italiano de Azambuja está nas centenárias casas de pedra construídas pelos imigrantes.
Construída em 1923, a Igreja São Marcos é uma das marcas da italianidade predominante em Azambuja, assim como a antiga casa do correio. Aqui se fala o dialeto Vêneto e cerca de 95% dos moradores possuem sobrenome italiano.
Fundada pelo agrimensor Joaquim Vieira Ferreira, a Colônia Azambuja foi administrada pelo governo imperial brasileiro. Atual distrito de Pedras Grandes, Azambuja exerce protagonismo na História da Imigração Italiana no Sul de Santa Catarina.
Texto História: Júlio Cancellier