Graças ao empenho de quase 200 voluntários, a Associação de Amigos do Autista (AMA) de Criciúma arrecadou R$21.127,50, na 12ª edição do Pedágio da AMA. O evento ocorreu neste último sábado (28), das 8h às 13h e superou as expectativas dos organizadores. Os voluntários estavam divididos em 15 pontos de coletas nas cidades de Criciúma e Içara.
A voluntária Helena Schmitz já participou de outras edições de pedágios filantrópicos. Para ela, o principal sentimento que se pode obter é de satisfação. “É gratificante, cada moedinha que a gente arrecada, no final contribui e muito”, explica.
O voluntário Luiz Carlos Firmino ficou na sinaleira próximo ao Banco. Segundo ele, ajudar a AMA sempre é uma ótima oportunidade. “Me sinto muito feliz em participar. A gente sabe que eles necessitam de ajuda e já que tenho a oportunidade, venho e faço minha parte”, comenta.
O valor arrecadado no pedágio será destinado principalmente para aliviar o caixa da instituição. “Superou as expectativas, o quadro financeiro está complicado e temos folhas de pagamento no fim do ano”, explica a diretora pedagógica Josane Burato.
O plano inicial era de funcionar 14 pontos de coleta, porém durante o pedágio, outros grupos de voluntários se disponibilizaram para participar e foi incluído um novo ponto de coleta no cruzamento da rua Joaquim Nabuco com a Avenida Centenário.
Conheça a AMA
O pedágio coincide com o mês de aniversário da instituição. Fundada em outubro de 2004, a AMA iniciou seus trabalhos com sete alunos portadores do autismo. Atualmente, a escola conta com 100 alunos, divididos em 77 do sexo masculino e 23 do sexo feminino.
Localizada em Criciúma, a entidade trabalha de segunda a sexta-feira das 8h às 12h, e das 13h às 17h, atendendo 10 municípios da região. Ela oferece atendimento com pedagogos, aulas de educação física, artes, informática e atendimento da equipe técnica. Também realiza projetos juntamente com o 9º Batalhão de Polícia Militar – BPM, como cinoterapia e equoterapia, e com a Academia Via Corpo, com aulas de natação.
Até novembro a instituição deve mudar-se para a nova sede, no bairro Pinheirinho. “Já estamos nos mobilizando para irmos para lá. Iremos reutilizar muitos móveis que temos aqui. Alguns parceiros estão nos ajudando com a parte de mão de obra”, completa Josane.
Outras pessoas que quiserem realizar doações ou se voluntariar no pedágio, podem entrar em contato pelos telefones: (48) 3462-9804 ou pelo (48) 3433-6623.
Colaboração: Vitor Netto