O orleanense Nilton César, de 41 anos, enfrenta o câncer há dois anos e dez meses e precisa passar por uma cirurgia. Para auxiliar no custeio do tratamento, um pedágio será realizado neste sábado (2), nas ruas de Orleans. A iniciativa conta com apoio de familiares, amigos, da Rede Feminina de Combate ao Câncer e do Lions Clube.
Eva, esposa de César, explica que se trata de um câncer de célula primária, o que impossibilita detectar a origem da doença, e que ele já passou outras cirurgias na batalha contra a doença. Segundo ela, foram quatro procedimentos na coluna cervical. O músculo do lado esquerdo do pescoço e o tendão do braço esquerdo foram retirados.
Agora, o tratamento exige a retirada de nódulos maiores existentes no pulmão para depois iniciar as sessões de quimioterapia. “O SUS cobre a cirurgia, porém o procedimento é realizado por meio incisão. A feita a laser oferece menos riscos para ele e custa R$ 15 mil. Por isso, estamos realizando esse pedágio e pedindo a colaboração das pessoas. Se cada um ajudar um pouco, chegaremos ao valor da cirurgia”, declara Eva.
Além de todos os procedimentos já realizados, César ainda enfrenta a dor intensa. Nesta segunda-feira (28), a família recebeu a visita da vereadora Mirele Debiasi, que presenciou o seu sofrimento. “Ele pedia a aplicação de morfina por não suportar a dor. A própria esposa aplica o medicamento aproximadamente quatro vezes ao dia. Precisamos colaborar para que ele realize a cirurgia o mais rápido possível. Contamos com o apoio de todos os orleanenses”, convoca a vereadora.
O pedágio acontece das 8h às 12h, com pontos de coleta na Rua Aristiliano Ramos esquina com a Rua Professor Maya, nas proximidades do cemitério municipal, na Praça Celso Ramos e Rua Antônio da Silva Cascaes – no Pórtico de acesso ao Centro.
Mais informações sobre o caso e formas de auxiliar a família podem ser obtidas por meio de telefone (48) 99814 6836.
Colaboração: Stéphanie Piava