Saúde

Pedágio arrecadará recursos para auxiliar orleanense no tratamento contra o câncer

Pedágio arredará recursos para auxiliar orleanense no tratamento contra o câncer

Foto: Arquivo pessoal

O orleanense Nilton César, de 41 anos, enfrenta o câncer há dois anos e dez meses e precisa passar por uma cirurgia. Para auxiliar no custeio do tratamento, um pedágio será realizado neste sábado (2), nas ruas de Orleans. A iniciativa conta com apoio de familiares, amigos, da Rede Feminina de Combate ao Câncer e do Lions Clube.

Eva, esposa de César, explica que se trata de um câncer de célula primária, o que impossibilita detectar a origem da doença, e que ele já passou outras cirurgias na batalha contra a doença. Segundo ela, foram quatro procedimentos na coluna cervical. O músculo do lado esquerdo do pescoço e o tendão do braço esquerdo foram retirados.

Agora, o tratamento exige a retirada de nódulos maiores existentes no pulmão para depois iniciar as sessões de quimioterapia. “O SUS cobre a cirurgia, porém o procedimento é realizado por meio incisão. A feita a laser oferece menos riscos para ele e custa R$ 15 mil. Por isso, estamos realizando esse pedágio e pedindo a colaboração das pessoas. Se cada um ajudar um pouco, chegaremos ao valor da cirurgia”, declara Eva.

Além de todos os procedimentos já realizados, César ainda enfrenta a dor intensa. Nesta segunda-feira (28), a família recebeu a visita da vereadora Mirele Debiasi, que presenciou o seu sofrimento. “Ele pedia a aplicação de morfina por não suportar a dor. A própria esposa aplica o medicamento aproximadamente quatro vezes ao dia. Precisamos colaborar para que ele realize a cirurgia o mais rápido possível. Contamos com o apoio de todos os orleanenses”, convoca a vereadora.

O pedágio acontece das 8h às 12h, com pontos de coleta na Rua Aristiliano Ramos esquina com a Rua Professor Maya, nas proximidades do cemitério municipal, na Praça Celso Ramos e Rua Antônio da Silva Cascaes – no Pórtico de acesso ao Centro.

Mais informações sobre o caso e formas de auxiliar a família podem ser obtidas por meio de telefone (48) 99814 6836.

Colaboração: Stéphanie Piava

 

Notícias Relacionadas

Estado garantirá tratamento anual de R$ 2,7 milhões a criança de Laguna com AME, decide TJ

De acordo com os autos, a perícia médica comprovou que a criança, natural de Laguna, precisa do remédio e que inexiste, na rede pública de saúde, tratamento para a doença.

Casa de Repouso Bom Jesus inaugura oficina recreativa, em Criciúma

Psicologia auxilia no combate ao tabagismo

Com mais de 1,5 mil doações, Campanha do Agasalho supera expectativa em Orleans

Ação foi promovida em parceria entre a Ordem DeMolay, a CDL de Orleans e a CDL Jovem do município.