Entre os dias 19 e 21 de maio, a Casa de Retiros Monte Carmelo, em Palhoça, acolhe o Seminário Regional da Pastoral da AIDS e da Pastoral Carcerária. No desejo de refletir e implantar, no Regional Sul 4 da CNBB, uma atividade pastoral com os portadores do vírus HIV/AIDS, o seminário também pretende atingir familiares e pessoas que atuam na área da saúde e agentes das Pastorais Sociais das dez dioceses do Estado de Santa Catarina.
Na ocasião, a coordenação da Pastoral da AIDS da Paróquia São Donato, que faz da Diocese de Criciúma pioneira no Estado, fará uma partilha sobre as ações realizadas e resultados obtidos, especialmente no município de Içara. Participarão do encontro as coordenadoras do serviço de pastoral, Mara Rubia Scremin e Samira Abdenur. Ambas falarão sobre a importância do trabalho desenvolvido e, mais do que isso, sobre a importância de a Igreja estar inserida neste âmbito. Conforme Mara, já existem paróquias na Diocese interessadas em implantar esta mesma pastoral em suas comunidades.
A epidemia da AIDS é uma realidade desde 1980. Muitas pessoas, organizações e setores da sociedade se empenham há muitos anos no controle do avanço do vírus HIV/AIDS através de informação, trabalhos preventivos e educacionais. A CNBB preocupada com esta realidade incluiu em sua Comissão Episcopal Pastoral Caridade Justiça e Paz a Pastoral da AIDS que busca ser um serviço de atuação no enfrentamento da epidemia do vírus.
O Estado de Santa Catarina ainda não possui uma articulação regional da Pastoral da AIDS. Pensando nisso e, à luz da Ação Evangelizadora do Plano Regional de Pastoral (2015-2019), a Coordenação Regional da Pastoral Carcerária e Pastorais Sociais realizam este seminário como forma de sensibilização e articulação deste âmbito pastoral.
Com informações da Sul 4 Agência de Notícias e acréscimos do Setor de Comunicação da Diocese de Criciúma
Colaboração: Bibiana Pignatel / Comunicação Diocese de Criciúma