O grupo de mulheres voluntárias da Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC) de Lauro Müller saiu às ruas da cidade na manha desta quarta-feira (1), para chamar a atenção da população, principalmente das mulheres, para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo de útero. A passeata abriu no município a programação do mês “Outubro Rosa”.
Empunhando cartazes com frases de alerta como: “Mulher que se toca se cuida”, o grupo iniciou a caminhada em frente da Casa Rosa, sede da RFCC e percorreu as principais ruas do Centro, acompanhado pela fanfarra da Escola Estadual Visconde de Taunay.
Mesmo sem entender o que estava acontecendo, o pequeno Heitor Fernandes Guimarães, de apenas um ano e meio de idade, estava lá, bem no meio da passeata, vestindo camisa rosa e dando sua contribuição para a campanha, junto de sua avó dona Maria de Lourdes Madeira Fernandes.
Por onde passavam as mulheres de rosa eram cumprimentadas e elogiadas pelas pessoas que circulavam pelas ruas e por aquelas que estavam nas lojas e vieram para as portas dos estabelecimentos verem que movimento era aquele.
Conforme a presidente da RFCC, Iolanda da Silva Cardoso, ao longo do mês de outubro outros eventos serão promovidos. “Começamos hoje a nossa programação do Outubro Rosa. Queremos que cada vez mais a nossa população desperte para a necessidade de se cuidar mais, especialmente as nossas mulheres, que precisam deixar de lado a vergonha e fazer os exames preventivos do câncer de mama e do colo de útero”, destaca.
O Outubro Rosa em Lauro Müller vai prosseguir com eventos conforme a programação abaixo.
04/10 – 19h – Missa na Matriz
08/10 – 19h – Palestra com Dra. Tânia no auditório da Coopermila
18/10 – 8h às 12h – Pedágio
31/10 – 20h – 2ª Noite Café Rosa no salão de festas da Matriz
[soliloquy id=”89815″]