A passarela, em construção no km 312,8 da BR-101 Sul em Cabeçuda (Laguna, SC), tem a plataforma de travessia construída. Agora, o DNIT e o consórcio das empresas responsáveis pela obra voa concentrar trabalhos para erguer e instalar os guarda-corpos e finalizar os acessos aos pedestres.
A construção começou em março passado, dentro do aglomerado urbano de Cabeçuda. A passarela vai ligar os bordos de pista, oferecendo a travessia segura para pedestres e ciclistas. É proibida a passagem de motocicletas, visto o risco de acidente que os pedestres ficam expostos.
O lote 1 da Travessia Urbana de Laguna (SC) já tem uma passagem inferior de pedestres concluída, porém, aguardando a finalização dos acessos. Todos os dispositivos de travessia em construção ou concluídos, tanto em Laguna quanto nos demais trechos da duplicação, estão localizados em segmentos com grande fluxo de veículos nas ruas laterais, utilizadas para acessos a postos de combustíveis, restaurantes, indústrias e aos bairros lindeiros, passagem intensa de pedestres e aglomerações urbanas.
Quando finalizada, a passarela terá 243 metros, somando todas as rampas e a passagem elevada, sendo a mais extensa nas obras de duplicação. Nesta semana, o consórcio responsável eleva a estrutura da rampa no lado direito de pista – lateral ao sentido Norte-Sul. Toda a frente de obra e os acessos ao desvio temporário, no km 313, estão sinalizados e identificados, cabendo aos motoristas respeitar a sinalização instalada. A passarela faz parte do conjunto de equipamentos para travessia segura de pedestres, construídos na duplicação da BR-101 Sul.
A obra – No Sul catarinense, a primeira passarela a ter as obras de acesso por rampas concluídas está no km 371, em Içara, em 2009. São três passagens de pedestres no trecho da BR-101 Sul que corta o município. A quarta passarela está no km 359, em Sangão (SC), no início do lote 27. Outras duas estão construídas em Criciúma (km 391) e em Maracajá (km 403).
Todas as estruturas terão guarda corpos laterais, com 1,12 metros de altura e rampas para acesso com inclinação suave, para circulação de portadores de necessidades motoras. As passarelas serão construídas próximo de viadutos e outras passagens de pedestres, acrescentando mais equipamentos de travessia segura aos já construídos ao longo da duplicação da rodovia. Do km 300 ao km 465 foram construídas 24 passagens inferiores para pedestres (PIPs) e 15 passarelas.
As passarelas (passagens suspensas sobre a pista) ou as passagens inferiores (sob a rodovia) são equipamentos de segurança exclusivos para os pedestres transporem as quatro ou oito faixas de rolamento. São as últimas obras especiais a serem executadas, pois é necessário que o alargamento da rodovia esteja totalmente concluído.
Colaboração: Muriel Ricardo Albonico/Comunicação DNIT/SC