Após a inauguração, local promete estimular a curiosidade a respeito do universo no município
Quem deseja conhecer um pouco mais das áreas que compreendem a Astronomia, participando de uma experiência de imersão completa ao sistema solar nos espaços do Parque Astronômico de Criciúma, já pode ir programando suas visitas para as próximas semanas. O Parque Astronômico Albert Einstein E=mc² é uma das grandes obras esperadas para o ano de 2023, e já funcionará a partir desta sexta-feira (6) no aniversário de 143 anos da cidade de Criciúma. O local, depois da sua inauguração, nesta semana, promete estimular a curiosidade a respeito do universo, além de fomentar o turismo no município. A inauguração faz parte da programação de aniversário da cidade, que conta com o patrocínio da Caixa Econômica Federal.
“O Parque Astronômico, acima de tudo, apresenta um objetivo principal: o despertar da curiosidade e do conhecimento. Nosso foco desde o início desse projeto foi a criação de um espaço inovador, estimulando os estudos que já estavam sendo realizados dentro das salas de aula e em nossos Clubes de Astronomia. Desse modo, fortalecendo a importância do estudo da ciência de uma maneira inesquecível, divertida e, inclusive, inspiradora para todos que visitarem o parque”, enfatizou o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.
De acordo com o secretário municipal de Educação, Celito Cardoso, no primeiro momento está sendo proposto um horário adequado ao período de férias e temporada de praia. Porém, a dinâmica da procura e o caráter de novidade poderá trazer mudanças futuras para melhorar o atendimento ao público.
“O Parque Astronômico trará um novo movimento para a cidade de Criciúma. O parque, por meio dos seus equipamentos, como o Relógio do Sol, a Esfera Armilar, telescópios, Centro de Informações e Formação, e o planetário, trará várias oportunidades para os amantes da Astronomia”, afirmou. “Como resultado, despertando nas pessoas o desejo da compreensão do universo, além de permitir belos momentos de reflexão sobre o significado da vida aqui na terra. Bem explorado, o parque é um grande instrumento de pesquisa, desenvolvimento da ciência e descoberta de novos cientistas. Assim acreditamos”, completou o secretário.
Visitas, sessões no planetário e práticas de observação
Os horários das visitas e o funcionamento geral do parque já foram estabelecidos, e serão monitorados pela Secretaria Municipal de Educação. Conforme a coordenadora-geral da Secretaria, Cristiane Uliane Fretta, o parque funcionará todos os dias das 15h às 21h.
Já as sessões no planetário ocorrerão de quinta-feira à domingo às 15h, 17h e 19h, e as atividades de observação nos telescópios também de quinta-feira à domingo das 20h às 21h. “Os horários das práticas de observação foram estabelecidos no período da noite, porque formam um ambiente mais propício para o estudo dos astros”, ressaltou.
A coordenadora também frisa que aos interessados em participar das sessões no planetário do Parque Astronômico será cobrado um ingresso de R$ 10,00 por pessoa, que será vendido no local. Porém, crianças menores de seis anos e idosos acima de 60 anos, e os grupos de professores e alunos das escolas municipais públicas, estaduais e de creches localizadas no município de Criciúma ficam isento de cobranças.
“Além disso, os professores e estudantes de escolas privadas do município de Criciúma, de escolas públicas e privadas de outros municípios e os universitários que também desejam participar das sessões e de todas as atividades disponíveis no ambiente do parque, será estabelecido o benefício de meia-entrada”, reforçou a coordenadora.
Uma visita guiada ao universo
Segundo a coordenadora da Secretaria de Educação, Karine Luiz Calegari Mrotskoski, além das atividades de observação nos telescópios e das sessões dentro do planetário digital, o parque também contará com uma visita guiada pelos profissionais, Vanessa Medeiros da Silva e Mauricio Thadeu Fenilli, com explicações a respeito do universo.
“Alguns dos elementos que os visitantes vão encontrar durante a visita serão um monumento da Teoria da Relatividade e uma estátua do Albert Einstein e de grandes cientistas para valorizar a história da ciência, um Relógio Solar, o Monumento do Bicentenário com a cápsula do tempo e um observatório ao ar livre. Além disso, no chão do parque também serão colocadas e posicionadas estrelas que formarão a constelação Cruzeiro do Sul”, ponderou.
Ainda, segundo a coordenadora, durante a visita guiada será passado para os visitantes um vídeo informativo sobre os conceitos astronômicos com curiosidades sobre o universo. “Teremos, também, um local com exposições de meteoros e um espaço com quatro telescópios, promovendo e estimulando a curiosidade a respeito dos elementos presentes em nosso sistema solar”, concluiu Karine.