Visitas guiadas e exibição do filme “De Volta à Lua” fizeram parte da programação especial
“Um pequeno passo para o homem, um gigantesco para humanidade!”… Esta frase, dita pelo astronauta Neil Armstrong, quando pisou na Lua, em 1969, está escrita na placa colocada na réplica do traje espacial usado pelo norte-americano na viagem. A escultura é uma das atrações do Parque Astronômico Municipal Albert Einstein E=mc², no Morro Cechinel. “Nosso parque é um importante equipamento turístico de Criciúma, de aprendizagem e de iniciação científica. Um local para todas as idades. E em datas significativas como essa, com atividades diferenciadas, atrai ainda mais visitantes”, destaca o prefeito Clésio Salvaro.
Nesta quinta-feira (20), mais do que nunca, as pessoas pararam para tirar fotos ao lado da réplica, já que celebrou-se 54 anos da primeira vez que o homem pisou na Lua. “Tivemos o privilégio de poder testemunhar a alegria de crianças e adultos aqui no Parque Astronômico Municipal, passando por essa experiência marcante. Elas relembraram esse momento histórico tão importante para a humanidade”, enfatiza a gerente administrativa do Parque Astronômico Municipal, Andreia Zomer.
Para marcar a data, a equipe do parque preparou uma programação especial, além da projeção do filme “De Volta à Lua” no planetário digital. Os visitantes participaram de visitas guiadas e, também, da observação da Lua Crescente nos telescópios. “Em 2022, desenvolvemos o Clube de Astronomia Estrelas Carvoeiras, em mais de 20 escolas. Um projeto que continua neste ano e que desperta em nossos estudantes o interesse pela pesquisa e pela ciência”, afirma o secretário municipal de Educação, Celito Cardoso.
Na parte da manhã, os alunos da Educação Infantil do Colégio Maximiliano Gaidzinski (CMG), de Cocal do Sul, se divertiram e participaram de todas as atividades. “Foi um dia incrível. Somente pela manhã, recebemos 200 visitantes. A atmosfera do parque nesse dia tão especial foi maravilhosa”, celebra a gerente.
Expedições espaciais à Lua
De acordo com a professora e coordenadora dos Clubes de Astronomia da Secretaria Municipal de Educação, Vanessa Medeiros, é importante celebrar a data em que o homem pisou na Lua pela primeira vez, além de enfatizar todas as expedições espaciais realizadas. “Essas missões foram importantes, pois as pesquisas que levaram o homem até a Lua possibilitaram o desenvolvimento de tecnologias e produtos utilizados até os dias atuais”, ressalta.
Vanessa, que também é coordenadora pedagógica do parque, conta que para celebrar a data, foi organizada, também, uma exposição de trabalhos realizados pelos alunos dos Cubes de Astronomia da rede municipal de ensino de Criciúma.
Criciúma sedia 10º Simpósio Catarinense de Astronomia
O município de Criciúma se prepara para sediar o 10º Simpósio Catarinense de Astronomia (SCA). O evento acontecerá nos dias 28 e 29 deste mês, no Parque Astronômico Municipal Albert Einstein E=mc² e no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Organizada pela Administração Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação, a iniciativa contará com palestras ministradas por convidados especiais, momentos de comunicações orais, oficinas, exposições de astrofotografia, sessões de observações, entre outras atividades.
Parque Astronômico Municipal
O Parque Astronômico Municipal foi inaugurado no dia 6 de janeiro de 2023, durante as comemorações alusivas aos 143 anos de Criciúma, e integra um complexo de equipamentos turísticos: Mirante Realdo Santos Guglielmi, Parque Ecológico do Morro Cechinel e Mina de Visitação Octávio Fontana, a única mina de carvão mineral aberta à visitação da América Latina. O parque funciona todos os dias, das 9h às 21h. As atividades de observações nos telescópios ocorrem de quinta-feira a domingo, das 20h às 21h. Já as sessões guiadas no parque e no planetário digital ocorrem de quinta-feira a domingo, em três horários: 15h, 17h e 19h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (48) 3431-0400 ou pelo Instagram (@parqueastronomicocriciuma).