Vítimas teriam sido crianças e adolescentes, e crime praticado nas dependências da igreja
Está preso de forma preventiva no presídio Santa Augusta, em Criciúma, o frei pároco da Igreja do Sagrado Coração de Jesus, de Forquilhinha, sob acusações de prática de crimes contra a dignidade sexual de crianças e adolescentes. Conforme informações publicadas pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) no início da noite desta sexta-feira, a prisão foi decretada pelo juiz de direito da comarca de Forquilhinha, Felippi Ambrósio, após pedido formulado por delegado de polícia e com base em manifestação favorável do Ministério Público.
De acordo com o site Engeplus, os crimes são apurados em um inquérito policial que tramita em segredo de justiça na delegacia de polícia da comarca. As denúncias teriam partido da família de uma das vítimas e em seguida teriam sido identificadas outras vítimas. Na decisão que decretou a prisão, entendeu o magistrado que a privação da liberdade do religioso é necessária para a instrução processual e para a garantia da ordem pública, especialmente para fazer cessar os supostos abusos – que já ocorreriam há bastante tempo, sempre contra crianças e adolescentes do sexo masculino, e com o mesmo modus operandi, na maioria das vezes em ambiente da própria igreja -, bem como para encorajar outras pessoas supostamente abusadas a levar ao conhecimento das autoridades fatos similares contra elas praticados.
Na mesma decisão, foi determinada ainda a busca e apreensão de possíveis materiais relacionados à prática de pedofilia na residência do pároco e em seu local de trabalho.
Em contato com o site Engeplus via assessoria de imprensa da Diocese de Criciúma, o bispo Dom Jacinto Inácio Flach afirmou que lamenta o ocorrido, acompanha o caso, mas que prefere não se manifestar sobre o assunto.