Pesquisadores dos Institutos de Santa Catarina e Rio Grande do Norte conheceram projetos de inovação do CTSatc voltados à descarbonização
O ecossistema de inovação e tecnologia fomentado pela Satc, busca auxiliar o desenvolvimento sustentável dos segmentos industriais da região, a partir de projetos de pesquisa. Seguindo nessa mesma linha, gestores e pesquisadores dos institutos do SENAI de Santa Catarina e Rio Grande do Norte, visitaram as instalações do Centro Tecnológico Satc (CTSatc), em busca de oportunidades tecnológicas em setores empresariais. Com início da parceria das equipes, novas propostas de pesquisa são prospectadas, a fim de unir as competências complementares dos pesquisadores.
A visita foi conduzida pelo pró-reitor de Pesquisa e Inovação do CTSatc, Luciano Biléssimo. “A partir dos projetos de pesquisa ligados à descarbonização, como a Planta de Captura de CO2, conseguimos auxiliar na produção de novos produtos para a indústria. E ter pesquisadores conhecendo o que nós fazemos é muito importante, porque assim, podemos unir ideias e pensar em soluções para áreas importantes para a nossa região”, destaca o pró-reitor.
Para o gerente executivo de inovação do Instituto de Tecnologia do SENAI Santa Catarina, Maurício Pauletti, o foco da aproximação é a realização de pesquisa aplicada entre as instituições. “Na temática de energias renováveis onde a gente tem cooperação com o SENAI/RN, a gente enxerga a sinergia com a Satc. Então aqui, temos um triângulo de energias renováveis, combinado com essa experiência do carvão e toda a parte química, junto com a nossa parte que traz automação, ciência de dados e inteligência artificial”, enfatiza Pauletti.
No grupo de gestores do SENAI/SC e RN, estava presente o pesquisador Antonio de Medeiros, o pesquisador chefe do instituto de inovação de Florianópolis, Paulo Violada, o consultor ambiental, Charles Leder. Bem como, o pesquisador no IST Ambiental, Jocinei Dognini.