Graças ao esforço conjunto da Secretaria Municipal de Saúde, Lions Club Centro e Hemosc de Criciúma, os araranguaenses estão se destacando na doação de sangue na região sul do estado. Segundo a responsável pelo serviço de captação do Hemosc de Criciúma, Maria Regina Boteon Buttner, nos últimos dois anos, Araranguá é um dos municípios que mais contribui com doadores de sangue para o órgão.
A equipe do Hemosc Móvel realizou a primeira coleta do ano de 2015 na quinta-feira (5), na Unidade de Pronto Atendimento – UPA, da cidade. O atendimento foi feito em dois turnos, iniciando pela manhã, às 8 horas até o meio-dia; e a tarde das 14 às 17 horas.
“As doações vão auxiliar no banco de sangue do Hemosc que alimenta a rede de saúde na região e no estado. Há uma reciprocidade entre os hemocentros e isso faz com que muitas vidas sejam salvas”, afirma Maria.
A equipe que estará a cada mês na UPA de Araranguá é composta por 10 enfermeiros. Marcelo da Silva, 32 anos, estava doando sangue pela primeira vez e estava se sentindo muito feliz. “Vi a matéria no jornal e prontamente vim doar, vou continuar sendo doador voluntário”, comenta.
O presidente do Lions Club Centro, Cláudio Gomes, disse que a parceria iniciou há dois anos. “Fomos até o governador pedir um posto de coleta e a opção inicial foi a parceria com o Hemosc e Prefeitura. Acreditamos que se tivermos mais divulgação muito mais vidas poderão ser salvas porque doar sangue é um ato de amor ao próximo”, conclui.
A Secretária de Saúde, Rosane Kochann, afirma que foi mais um dia de expectativa e de passar para a população a importância de doar sangue, que é muito fácil de repor. “O espaço aqui na UPA estará sempre aberto para doações porque entendemos a importância desse serviço para os catarinenses”, afirma.
Calendário de Coletas em Araranguá
Abril – Dia 9
Maio – Dia 7
Junho – Dia 11
Julho – Dia 2
Agosto – Dia 6
Setembro – Dia 3
Outubro – Dia 1
Novembro – Dia 5
Dezembro – Dia 3
Colaboração: Comunicação Prefeitura de Araranguá
[soliloquy id=”113228″]