Política

Parceria entre governos é confirmada

Foto:Denise Lacerda/Governo de SC/Divulgação/Notisul

Foto:Denise Lacerda/Governo de SC/Divulgação/Notisul

Uma reunião ocorrida ontem entre o Departamento Penitenciário Nacional – Depen, vinculado ao Ministério da Justiça, técnicos do Banco Nacional de Desenvolvimento – BNDES e Secretarias de Estado da Justiça e Cidadania e do Planejamento, selou o trabalho conjunto realizado entre os governos federal e estadual e empresários catarinenses.

A finalidade, segundo o site Notisul, é impulsionar o crescimento do programa de Ressocialização Pelo Trabalho no sistema prisional catarinense. “Hoje, o formato em Santa Catarina de capacitação e inclusão de mão de obra de apenados é modelo para o Depen”, ressaltou a coordenadora de Reintegração Social e Ensino do Depen, Mara Fregapani Barreto. Ela e os técnicos do BNDES estiveram no estado para uma visita técnica em unidades prisionais.

“A reunião de hoje (ontem) é resultado do trabalho que iniciamos ainda em 2011 com nossos programas de humanização, a Ressocialização Pelo Trabalho e Pelo Estudo. Somos o estado que mais emprega apenados em todo o Brasil”, lembrou a secretária de Estado da Justiça e Cidadania, Ada Faraco De Luca.

O secretário de Planejamento, Murilo Flores, elogiou o trabalho realizado. “É a pasta mais bem planejada, com metas e objetivos bem definidos. Em 2017 seremos modelo internacional em infraestrutura e ressocialização”. Ele aproveitou a reunião para propor a criação de um grupo de trabalho entre os governos federal e estadual, e empresários, para a criação de um programa de lei de incentivo à atividade laboral nas prisões.