Geral

Paralisação deve marcar Dia do Servidor em Tubarão

Foto: Guilherme Simon/DS

Foto: Guilherme Simon/DS

O Dia do Servidor Público deve ser marcado por manifestações em Tubarão, pela valorização da categoria e por reivindicações que estarão na pauta das negociações de 2016 desses trabalhadores. 

Hoje, às 9h, está marcada uma mobilização em frente ao Museu Willy Zumblick, na qual, além de se manifestar contra pontos como o corte de benefícios e as exonerações que vêm ocorrendo na Cidade Azul, os servidores devem finalizar documentos de reivindicações que serão entregues ao prefeito Olavio Falchetti. 

“Convocamos e mobilizamos todos os servidores a participar hoje do movimento. Será um dia de paralisação, para nos manifestarmos contra tudo que está incorreto em relação aos servidores dos mais variados setores”, pontua Laura Oppa, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Municipal de Tubarão e Capivari de Baixo (Sintermut). 

Conforme Laura, no período da tarde será feita uma passeata até o Paço Municipal, onde serão entregues documentos ao prefeito. “Vamos entregar uma carta de repúdio a tudo que está ocorrendo na prefeitura e também a nossa pauta de reivindicações”, aponta.

Para Laura, a valorização do servidor passa por pontos como a garantia do pagamento do piso salarial nas mais variadas categorias, além de reajustes com ganho real e pontos como a não terceirização e o fim do fator previdenciário. “Eu represento os servidores da educação, mas todos do funcionalismo têm pautas em comum, e são essas pautas que unificamos e vamos lutar para que sejam atendidas”, diz. 

A presidente do Sintermut lamenta medidas que foram recentemente tomadas pela prefeitura, no sentido de reduzir gastos com folha de pagamento – já que recentemente Tubarão foi notificado pelo TCE quanto à ultrapassagem do limite de 51% previsto na Lei de  Responsabilidade Fiscal.

“Neste Dia do Servidor Público, os servidores do município de Tubarão não terão nada a comemorar, pelo contrário, eles têm a repudiar. Repudiar um governo que não valoriza, que persegue, que não pensa no coletivo, que não pensa na população, que não pensa nas crianças em risco social, que não valoriza os projetos educacionais ligados aos esportes, que exonera cargos de carreira, enfim, que não está nem aí para o servidor”, desabafou.

Atendimento

O ponto facultativo do Dia do Servidor Público foi transferido, em Tubarão, para o dia 30. A decisão do município foi embasada em decretos de outras repartições públicas, como o governo do Estado.
No dia 30, a Fundação de Educação, os Centros de Educação Infantil e escolas não seguirão o decreto e atenderão normalmente. O ponto facultativo das instituições foi antecipado. Já a Fundação de Saúde, bem como as unidades de saúde, serviços especializados e clínicas de referência seguirão o decreto e estarão fechadas para o atendimento ao público durante o ponto facultativo. No dia 2 de novembro, feriado nacional do Dia dos Finados, as repartições públicas e fundações não funcionarão. Somente os serviços considerados essenciais, como manutenção de semáforos, coleta de lixo, ambulâncias, Guarda Municipal, serviço de vigilância e Defesa Civil estarão à disposição da população nesses dias.

Hoje, porém, alguns serviços podem ficar prejudicados, caso haja uma adesão massiva à manifestação dos servidores, que prevê paralisação. Algumas escolas e postos de saúde, por exemplo, podem ficar fechados por falta de pessoal, bem como outros serviços.

Com informações do Jornal Diário do Sul