Cultura

Para resgatar a cultura, 2º Festival de Pipas e Pandorgas ocorre neste fim de semana

Evento está agendado para o próximo dia 15, das 14 às 19h, no Parque das Nações, em Criciúma.

Com o objetivo de resgatar tradições folclóricas na região, 300 pipas serão distribuídas gratuitamente no 2º Festival de Pipas e Pandorgas, a ser realizado no dia 15 de novembro, das 14 às 19 horas, no Parque das Nações em Criciúma. O evento é organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Regional – SDR de Criciúma, em parceria com a Fundação Cultural da cidade – FCC e com apoio da Associação Empresarial de Criciúma – ACIC.

A 1ª edição do evento, realizada em 2014, foi considerada um sucesso, porque reuniu, em média, 3mil pessoas durante todo o dia. “Depois do festival, até hoje, percebemos muitas famílias que continuaram a soltar pipas pelo parque. Com isso, podemos afirmar que o objetivo do evento foi alcançado, já que busca, principalmente, incentivar a prática dessa atividade na região, que não era tão percebida”, afirma o integrador esportivo da SDR-Criciúma/Fesporte, Euclides Biazzoto.

Com a 2ª edição do festival, a ideia é ampliar ainda mais o alcance dessa tradição. “É por causa de uma percepção que tive, que muitos jovens não soltam mais pipas, que faremos novamente este festival, para fazer com que essas pessoas que não conhecem, descubram o prazer da atividade”, argumenta Biazzoto.

No dia do evento, também serão comercializados diversos tipos de pipas e pandorgas, bem como outros materiais, como linhas e carretéis. Os valores não ultrapassam R$5,00 cada, servindo apenas para cobrir o custeio do material.

Se chover, o evento será transferido, para data ainda a ser definida.

Premiação

Nesta edição, haverá premiação surpresa para a pipa maior e para a mais bonita, que forem confeccionadas pelos próprios participantes. Haverá uma comissão composta por membros da organização para efetuar a escolha.  “Importante ressaltar que para concorrer, a pipa ou pandorga precisará ter um nome”, completa o integrador esportivo.

Inscrições

As inscrições serão feitas apenas no Parque das Nações, no próprio dia 15 de novembro.

Colaboração: Francine Ferreira / Comunicação Secretaria de Desenvolvimento Regional de Criciúma

[soliloquy id=”155776″]