Geral

Aulas da rede estadual iniciam nessa segunda-feira

Para garantir que o começo desse período ocorra bem, os preparativos foram intensos nas últimas semanas.

Foto: Divulgação

O ano letivo começa hoje para aproximadamente 600 mil alunos da rede estadual de Santa Catarina. Na Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), foram feitas aproximadamente 4 mil novas matrículas em 60 instituições de ensino que divididas nas 12 cidades. Para garantir que o começo desse período ocorra bem, os preparativos foram intensos nas últimas semanas. O quadro de docentes nas salas de aula catarinenses foi reforçado com 911 novos professores efetivos para as disciplinas de Artes, Língua Portuguesa e Inglesa, Matemática, Geografia, História, Sociologia, Química, Filosofia e Educação Física.

Para finalizar, os profissionais da educação se reúnem durante toda esta semana para planejar e alinhar ações do primeiro semestre letivo. A formação é realizada para os mais de 40 mil professores, gestores e coordenadores, nas 1.073 escolas da rede estadual.“Esse é o momento de organização. Vamos dar tranquilidade para as escolas começarem o ano letivo. As equipes da Gerência de Educação estão trabalhando para atender todas as demandas em uma ação coletiva com as secretarias das escolas”, afirma a gerente de educação, Ronisi Cristina Agostinho Silva Guimarães.

Mais recursos para o transporte escolar

Em 2019, o Governo do Estado repassará R$ 95,5 milhões para que os municípios arquem com os custos do transporte escolar dos alunos da rede estadual. O valor representa um incremento de quase R$ 8 milhões em relação ao ano passado.

Esse aumento é resultado de um acordo entre a SED, a Federação Catarinense de Municípios (Fecam) e a União dos Dirigentes Municipais de Educação de Santa Catarina (Undime/SC). “Mais uma vez tivemos agilidade neste processo e iniciaremos o ano letivo com os valores já definidos. A parceria entre SED e Fecam continua forte”, comenta o prefeito de Tubarão e presidente da Fecam, Joares Ponticelli.

O documento foi assinado por Uggioni, Ponticelli e o secretário Municipal da Educação de Águas Mornas e representante da Undime/SC, Mário Fernandes. Com os recursos adicionais, os 119 mil alunos da rede estadual que utilizam o transporte têm a garantia da continuidade do serviço e do acesso às escolas com segurança.

Com informações do Portal DNSul

Notícias Relacionadas

Educação capacita gestores para retomada e anuncia apoio pedagógico presencial na rede estadual

Até o final de 2020, as atividades remotas continuam até o fechamento do calendário.

Com turmas confirmadas, IPG Esucri inicia aulas de quatro cursos de pós-graduação nesta sexta-feira (10)

As matrículas ainda estão abertas

Atendimento aos estudantes com atividades não presenciais alcança 97% da rede estadual de ensino

O relatório da Diretoria de Ensino da SED indica que 522.325, dos 537.584 alunos matriculados na rede, estão acessando as atividades remotas de forma virtual ou com os materiais impressos.

Universidade de Brasília e HUB iniciam teste de vacina contra covid-19

Apenas profissionais de saúde podem participar do estudo