Amostras foram enviadas ao governo do Estado para descobrir se frascos precisam ser descartados
Um curto-circuito colocou em risco 55 mil frascos da vacina contra a Covid-19 em Blumenau, no Vale do Itajaí. A rede de frios onde elas estavam armazenadas desligou por conta de queda de energia elétrica, o que mudou a temperatura exigida para manter a qualidade das doses. Uma análise para comprovar se o material realmente estragou está sendo feita pelo governo do Estado. A prefeitura garante que a população não será prejudicada com o ocorrido.
O comunicado foi feito pela prefeitura na manhã desta quinta-feira (30). Conforme divulgado na nota, a queda de energia alterou a temperatura da câmara fria que armazena as vacinas e outros itens da Saúde, como soros. Um componente do gerador da Vigilância Epidemiológica, onde fica o refrigerador, teria falhado e causado o transtorno.
A sala ficou no escuro, e todos os freezers, refrigeradores e câmara fria ficaram desligados.
Ao perceber o ocorrido, a Saúde cancelou a aplicação das segundas doses marcadas para a manhã desta quinta-feira. As pessoas que deveriam ter ido ao setor 3 da Vila Germânica nesta manhã tiveram os horários reagendados para sábado (2). Os demais períodos não tiveram alterações.
O secretário de Saúde de Blumenau, Winnetou Krambeck, explica que, caso as vacinas realmente tenham de ser descartadas, o município deve dialogar com o Estado para garantir reposição das doses e não prejudicar nenhum morador que esteja esperando pela aplicação. Amostras das vacinas foram enviadas ao Estado para análise e, caso não haja comprometimento dos lotes, eles serão utilizados.
A prefeitura também anunciou ter notificado o Estado para o envio de novos lotes. Enquanto aguarda, a campanha de vacinação ocorre normalmente, com as doses que já estão na Vila Germânica e nos ambulatórios gerais, onde são aplicadas as doses de reforço nos idosos.
Não houve confirmação de quando a análise do Estado ficará pronta.
Com informações do NSCTotal