Siderópolis recebeu a pesquisadora Giorgia Miazzo Cavinato e o arquiteto Gianluca Parise, que fascinaram a cidade palestrando sobre a cultura italiana, na noite dessa quarta-feira (25). Na ocasião, os palestrantes abordaram assuntos sobre imigração, emigração, geografia, línguas e turismo italiano.
“Nossa cidade é uma das primeiras colônias italianas do Brasil. Trazer assuntos ligados à cultura dos colonizadores é de suma importância para a população, que assim pode aprender e conhecer um pouco mais sobre nossa história”, comentou o prefeito Hélio Cesa, o Alemão.
A presença italiana em Siderópolis é visível. Atualmente, grande parte da população é bilíngue e permanece com o dialeto italiano como o Bergamasco e o Bellunese. “É muito importante dar valor e dignidade aos imigrantes”, esclareceu Giorgia durante a palestra.
Na oportunidade, o Governo Municipal adquiriu livros didáticos escritos pela palestrante em italiano. A literatura irá auxiliar os professores de todo o município na hora de ensinar o italiano aos estudantes. Também estavam presentes na palestra, o vice-prefeito Xande Feltrin, vereadores, secretários municipais e a comunidade.
Ao fim do evento, um coquetel preparado à base da tilápia foi servido aos presentes.
Histórico – Professora, escritora, intérprete, tradutora, jornalista e líder de turismo, Giorgia é apaixonada pela cultura latino-americana. Ficou algum tempo na República Dominicana trabalhando com a Câmara de Comércio. No Brasil, especializou-se no ensino e pesquisa linguística.
Morou em diversas realidades dos países em desenvolvimento nas Américas como o México, Cuba, Honduras, Venezuela, Peru, Chile, Paraguai e Argentina. Giorgia ainda implementou um projeto relativo á reconstrução da memória histórica e cultural para as Américas em que expõe o fenômeno do Talian (língua nativa falada na América pelos emigrantes). Coordenadora da seção do Brasil da Associação da Regione Veneto “Veneti nel Mondo” na Itália.
Colaboração: Comunicação Prefeitura de Siderópolis