Uma palestra será realizada às 9h30min de sexta-feira (25), no auditório da Prefeitura de Lauro Müller, em alusão ao Dia Estadual de Combate à Violência e à Exploração Sexual Infanto-Juvenil. O evento é promovido pelo Conselho Municipal dos Diretos da Criança e do Adolescente – CMDCA, em parceria com o Centro de Referencia Especializado de Assistência Social – CREAS.
O Governo do Estado de Santa Catarina instituiu, através do Decreto de Lei 3.644, do ano de 2011, o dia 24 de setembro para marcar a data, com o intuito de mobilizar os municípios para discussão e enfrentamento do problema. O CMDCA disponibilizará algumas vagas. As inscrições são limitadas.
O que é Violência Sexual?
É violência sexual abusar e/ou explorar do corpo e da sexualidade, seja pela força ou outra forma de coerção, ao envolver crianças e adolescentes em atividades sexuais impróprias à sua idade cronológica, ou ao seu desenvolvimento físico, psicológico e social.
Tipos de Violência:
Negligência: abandono, falta de cuidados, desinteresse por parte do responsável.
Violência Psicológica: rejeição, discriminação, desvalorização, desrespeito e xingamento.
Violência Física: uso da força física com a intenção ou não de ferir, com uso da mão e de objetos. Queimaduras por objetos líquidos quentes.
Violência Sexual: envolver crianças ou adolescentes em atividade sexual, como estupro, contato físico ou expor criança a cenas ou material pornográfico.
Exploração Sexual: é o processo de tirar proveito, obter vantagens do trabalho.
A comunidade tem o dever de denunciar qualquer um dos atos contra crianças e adolescentes. Qualquer pessoa pode fazer a denúncia de abuso ou exploração sexual de crianças ou adolescentes.
Disque Denúncia: 100
Polícia Militar: 190
Conselho Tutelar: 3464-3388
CREAS: (48) 3464-4780