Já leu sobre o Gondwana? Conhece a paleontologia e sua importância? Pois um paleontólogo da Universidade do Wisconsin, de Milwaukee/EUA, estará na Unesc nesta quarta-feira (2). O pesquisador doutor John Isbell fez diversas expedições pelo mundo para buscar entender mudanças ambientais que ocorreram durante intervalos críticos da história da Terra. E todo este conhecimento vai estar disponível no Auditório Edson Rodrigues (Bloco P), a partir das 19h30, aberto aos interessados.
O evento é alusivo ao Dia do Biólogo (3 de setembro) e contará com mais duas palestras, com o professor doutor Roberto Iannuzzi, do Laboratório de Paleobotânica da UFRGS, e com o paleontólogo da Unesc e doutorando em Paleontologia da UFRGS Guilherme Arsego Roesler.
Gondwana: supercontinente que contava com América do Sul, África, Índia, Antartica e Austrália – existiu há cerca de 200 milhões de anos.
Temas das palestras
– “Paleontologia, Patrimônio e Salvamento” (Guilherme Arsego Roesler)
– “A Importância da Flora do Gondwana” (Roberto Iannuzzi)
– “Gondwana Glaciation during Late Palaeozoic” – "A Glaciação do Gondwana durante o Paleozóico Tardio" (John Isbell)
John Isbell é especialista em Sedimentologia e Estratigrafia de Sequências, e trabalha com depósitos Glaciais, Glaciomarinhos, Fluviais, Deltáicos, Marinho Raso e com Influência Glacial. Atualmente trabalha com exposições rochosas da Antartica, Argentina, Australia, África do Sul, Brasil e Ilhas Falklands (Malvinas), Leste da Rússia (Sibéria), Oeste dos Estados Unidos, Montanhas Apalache e Winsconsin.
Seu principal objetivo é entender mudanças ambientais que ocorreram durante intervalos críticos da história da Terra. Isto inclui:
– A Glaciação do Final do Paleozóico;
– O aquecimento durante a transição Permo-Triássico;
– A transição do Cretáceo para o Terciário e o subsequente evento de extinção em massa.
Colaboração: Davi Carrer/Assessoria de Imprensa da Unesc