Segurança

Pais passarão a ser responsabilizados por menores infratores

A partir de agora, quem não cumprir com as obrigações com os filhos, mesmo que resida fora de Tubarão, será investigado

Os procedimentos em relação às medidas punitivas contra adolescentes infratores estão mais rígidos, em Tubarão. Tais regras estendem-se também aos seus pais ou representantes legais.

Uma das ações já adotadas é o encaminhamento destes menores às suas cidades de origem. E foi o que ocorreu ontem à tarde, depois que dois rapazes, de 14 e 16 anos, foram apreendidos na Área Verde, pelo Pelotão de Patrulhamento Tático (PPT), no momento em que vendiam entorpecentes.

“Desde que assumi, em janeiro, comecei a endurecer quanto às infrações de adolescentes e aos abusos sexuais. Esta decisão foi tomada em função do grande aumento da criminalidade juvenil na cidade. Muitos são de fora e aliciados pelos traficantes daqui”, analisa a delegada Vivian Garcia Selig, responsável pela Delegacia da Criança, do Adolescente, e de Proteção à Mulher e ao Idoso de Tubarão.

Os pais também serão responsabilizados. “A partir de agora, os que não cumprirem as obrigações com seus filhos, tanto os que residem em outros municípios, como os que moram em Tubarão, serão investigados”, avisou a delegada à reportagem do Jornal Notisul.

A apuração do histórico familiar se dará com relação aos abandonos material (sustento e moradia) e intelectual (instrução escolar). Conforme ela, nos casos em que um ou ambos forem comprovados, os responsáveis serão penalizados de alguma forma.

A dupla foi apreendida ontem por tráfico de entorpecentes e associação ao tráfico e encaminhada à Grande Florianópolis, onde os conselheiros tutelares de suas cidades fazem os encaminhamentos.