Segurança

Padre condenado por abusar sexualmente de jovem durante 4 anos terá de indenizá-la em SC

TJSC definiu que padre e igreja terão de pagar R$ 50 mil a jovem; sacerdote foi condenado a 11 anos de prisão

Foto: Divulgação

Um padre condenado por abusar sexualmente de uma jovem durante quatro anos também terá que indenizá-la por danos morais. O crime aconteceu em uma cidade do Alto Vale do Itajaí, entre os anos de 2005 e 2009.

Quer receber as principais notícias da região? Clique aqui e entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável 

De acordo com o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), tanto o sacerdote quanto a entidade religiosa terão que pagar R$ 50 mil a jovem, que sofreu diversos abusos ao longo dos anos.

Padre foi condenado a 11 anos de prisão

O Ministério Público apresentou a denúncia contra o réu, que foi condenado à pena de 11 anos e oito meses de prisão pelos crimes. Segundo denunciado, ele se valia do ministério religioso para constranger a vítima, que tinha 13 anos na época, e abusava dela.

A existência e autoria do crime foram confirmadas, sendo o réu condenado por suas ações. Após o julgamento, a vítima entrou com uma ação contra o sacerdote e entidade religiosa ao pagamento de indenização por danos morais.

A decisão aconteceu nesta semana e o magistrado reforçou que, em razão do processo julgado na vara criminal, não se pode discutir novamente a existência do fato ou sua autoria, e que os crimes foram cometidos no exercício do sacerdote, razão pela qual a entidade religiosa é igualmente responsável pela obrigação de indenizar.

Se mantenha informado em tempo real! Clique aqui e siga o Sul in Foco no Instagram. Informações e notícias sobre a região na palma da sua mão!

Conforme exposto na fundamentação do processo, “o abuso sexual de criança é uma das condutas mais vis que o ser humano pode praticar em detrimento de outro. Dessa forma, em razão da gravidade inerente à ação lançada, o abalo anímico deve ser reputado presumido […]”.

A sentença é passível de recurso ao TJSC e o processo tramita em segredo de Justiça.

Com informações do ND+

Notícias Relacionadas

Vigário paroquial de Capivari de Baixo, padre Hilário Puziski, morre aos 79 anos

Homem é preso suspeito de abusar criança de 4 anos em Içara

Caso ocorreu neste sábado (22), após suspeito ser flagrado tentando tirar calça da vítima

Bispo revoga transferências em Araranguá e Cocal do Sul

O motivo, segundo comunicado, se deve aos cuidados com a saúde do padre Oscar Paulo Pietsch, que continua em tratamento do linfoma.

Procissão de Corpus Christi mobiliza fiéis em trajeto mais curto, em Cocal do Sul; VEJA VÍDEO

Padre Antônio Madeira, natural de Lauro Müller, celebrou a missa e conduziu os fiéis pelas ruas no entorno da Igreja Matriz Nossa Senhora da Natividade na manhã desta quinta-feira (31).