O pacto prevê um incremento no intercâmbio cultural entre os dois países, principalmente nos aspectos relacionados ao fluxo imigratório e o resgate da história
Com a presença de um representante oficial italiano, será assinado ao meio-dia deste sábado, 25, no Restaurante Pousada da Imigração, em Azambuja, o Pacto de Amizade de Pedras Grandes com a cidade de Belluno.
O ato terá a presença do Consigliere Comunale de Belluno (equivalente a vereador), Roberto Ferro, que já está na região desde o início da semana fazendo contatos com a comunidade ítalo-brasileira.
Consigliere Comunale de Belluno (equivalente a vereador), Roberto Ferro
Os pactos de amizade são acordos internacionais que aproximam cidades com características comuns. No caso de Pedras Grandes e Belluno, as cidades se tornam irmãs devido ao fato do município do sul do estado ter recebido os primeiros imigrantes italianos no final do século XIX.
O pacto prevê um incremento no intercâmbio cultural entre os dois países, principalmente nos aspectos relacionados ao fluxo imigratório e o resgate da história. Também estabelece possibilidades de promoção conjunta do turismo e acordos comerciais. Outro caminho aberto é no esporte, com a perspectiva de troca de conhecimentos e intercâmbio.
“Um dia histórico para nossa comunidade, especialmente para os ítalo-descendentes. Uma conquista muito importante cujas tratativas foram iniciadas em abril do ano passado, pedindo ao então candidato a sindaco Oscar de Pellegrin um pacto. De lá para cá foram muitas conversas com a Itália, superando entraves burocráticos e as formalidades. Muitos sonharam mas Pedras Grandes conseguiu realizar”, afirma o prefeito de Pedras Grandes, Agnaldo Filippi.
Belluno é uma importante cidade do Vêneto, capital da província, centro comercial e histórico que agora passa a ser cidade irmã na Itália de Pedras Grandes.
Por este acordo internacional – o primeiro da história de Pedras Grandes – serão fortalecidas as relações com a Itália, de onde vieram os primeiros imigrantes para Azambuja.