Serão contemplados 26 trechos de ruas no perímetro urbano através do Programa Avançar Cidades. Conheça quais.
O início de 2019 em São Ludgero é favorável para o setor de infraestrutura. No dia 28 de dezembro, foi publicado no Diário Oficial da União, através da portaria nº 769, proposta da Administração Municipal de São Ludgero para liberação de recursos através do Programa Avançar Cidades, via Caixa Econômica Federal, do segundo pacote de pavimentações, no valor total de R$ 2.641.035,27 para pavimentação de mais 26 trechos de ruas no perímetro urbano na cidade. Agora o pedido de financiamento aguarda o parecer favorável da Secretaria do Tesouro Nacional para posterior assinatura de contrato, processo licitatório e início das obras.
Em 2018, após a Administração Municipal de São Ludgero ter sido contemplada com financiamento através do programa Avançar Cidades – Mobilidade Urbana, do Ministério das Cidades, Governo Federal, o primeiro pacote de pavimentações foi assinado com o Banco de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), no valor de R$ 2.312.518,55 com a finalidade de pavimentar todas as ruas ainda de chão batido do bairro Encosta do Sol.
As obras não foram iniciadas pelo fato da equipe da Secretaria de Obras estar focada na execução das principais etapas para pavimentações em trechos da Estrada Geral Mar Grosso, Três Divisas, Ponte Baixa e Bom Retiro, bem como a rua Felipe Schlickmann totalizando mais de 9,5 quilômetros de pavimentações.
A execução das pavimentações através do programa Avançar Cidades será em forma de parceria, via programa Pavimentação Comunitária Tapete Preto (Lei Municipal nº 2.006/2015) onde a equipe da Secretaria de Obras realizará algumas etapas, outras serão terceirizadas e os moradores ficam responsáveis pela construção do passeio público padronizado e com acessibilidade, via empresa credenciada para execução pela Administração Municipal.
O prefeito de São Ludgero, Ibaneis Lembeck, o Iba, sobre a liberação de recursos através do programa Avançar Cidades, diz que tudo isso está sendo possível graças ao município estar rigorosamente em dia com seus compromissos financeiros, ter uma gestão enxuta e com capacidade para contrair os dois financiamentos. “São Ludgero está na lista das primeiras cidades do Brasil a ser beneficiada com o programa, que oportunizará qualidade de vida a muitas famílias e economia aos cofres públicos”, ressalta.
Sobre as liberações ele faz questão de agradecer aos inúmeros profissionais que estiveram envolvidos, desde o ex-prefeito Volnei Weber, todos os vereadores, equipe técnica da Amurel, setores diversos da Prefeitura a exemplo da engenharia, o gestor de projetos entre outros. “As pavimentações estão entre as mais reivindicadas pelas famílias e estamos trabalhando com determinação e afinco para que dê tudo certo”, pontua o prefeito. Ele finaliza lembrando que o investimento contempla somente áreas regularizadas do perímetro urbano.
Conheça os trechos de ruas que contempla a proposta via Caixa Econômica Federal:
Rua Antônio Bett
Rua Henrique Warmeling
Rua Humberto Rohden
Rua Bernardo Gesing
Rua Daniel Bruning
Rua Dona Jordina
Rua Francisco Buss
Rua 12 de Junho
Rua Reinaldo Bruning
Rua Antônio Philippi
Rua Humberto Peters
Rua Augusto Becker
Avenida Monsenhor Frederico Tombrock
Rua Araras
Rua Germano Roettgers
Rua João Füchter
Rua Matilde S. Bruning
Rua Munster
Rua Walter Buss
Rua Francisco Niehues
Rua Leonardo Niehues
Rua Lourenço Niehues
Avenida Santos Domunt
Rua Irmã Adelina
Rua Jacó Henrique Buss
Rua Santa Catarina
Colaboração: Bertoldo Kirchner Weber – Assessor de Comunicação da Prefeitura de São Ludgero