O Centro de Atenção Psicossocial – Caps de Orleans, realizou na tarde da última quarta-feira (20), a confraternização de Natal e de encerramento das atividades terapêuticas dos pacientes da unidade.
Conforme a coordenadora, Gilesi Debiasi Ceolin Bagio, o objetivo da confraternização é finalizar as ações de 2017, e oportunizar aos pacientes um momento de interação diferente. “É preciso disponibilizar aos pacientes oportunidades de lazer e de diálogo. O Natal sem dúvida é a época ideal para a realização de integrações saudáveis e de descontração”, afirma Gilesi.
A festa de encerramento ocorreu no Centro de Vivência Emília Debiasi Pinter e contou com a apresentação do grupo “Música, Alegria e Terapia”, composto por usuários do Caps, conduzido pela voluntária, Nilce Bertoncini.
Atualmente o grupo musical conta com a participação de oito pacientes, que fazem parte da terapia por meio da música, que acontece todas as quintas-feiras à tarde e a coordenadora, o projeto da terapia através da música surgiu há sete meses e vem obtendo resultados significativos.
A Assistente Social do Caps, Camila Bussulo, comentou que outra finalidade da unidade é acolher os pacientes e oferecer aos mesmos um ambiente sadio e familiar. “Muitos pacientes lamentavelmente não tem os parentes para passar o Natal, o Caps para estes é a sua família. Os atendemos com muita atenção, pois aqui eles são muito bem recebidos”, complementou.
Durante os festejos o “Bom Velhinho” se fez presente para abraçar e comemorar o fim das ações com os pacientes. Na ocasião ele entregou a cada um uma singela lembrança de Natal.
Cabe informar que o cronograma de atividades terapêuticas retornarão no começo do mês de fevereiro, porém o atendimento psicológico e médico continuará em exercício conforme a agenda.
Colaboração: Edivaldo Lubavem/ Comunicação Prefeitura de Orleans