A Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945) ficou marcada na história como um conflito dramático que resultou na morte de milhões de pessoas. Foi travada entre duas alianças principais: os Aliados e o Eixo. O Eixo era composto pela Alemanha Nazista, a Itália Fascista e o Império do Japão. Por outro lado, no grupo dos Aliados estavam os Estados Unidos, o Reino Unido e a União Soviética. Com o intuito de organizar uma contraofensiva na Europa e mudar os rumos da guerra, foi realizada em 1943 a famosa Conferência de Teerã.
Em um encontro realizado entre os dias 28 de novembro e 01 de dezembro de 1943, na cidade de Teerã, no Irã, entre os representantes do Reino Unido, Winston Churchill, dos Estados Unidos, Franklin D. Roosevelt, e da União Soviética, Joseph Stalin, foi combinado que os três países dariam início a um novo plano de guerra, a fim de pressionar os alemães e facilitar o desembarque de tropas aliadas na França, que estava sob ocupação nazista.
Esse foi o primeiro encontro dos líderes aliados e ficou marcado por demonstrar de forma clara a aliança contra o nazismo de Hitler. Além do plano de desembarque em solo francês, os líderes também traçaram outros objetivos para que conseguissem, com sucesso, expulsar as tropas alemãs da França. Winston Churchill e Joseph Stalin divergiam em suas opiniões sobre a estratégia militar. O líder soviético defendia que o desembarque deveria ser feito diretamente na França, enquanto Churchill acreditava que a ofensiva teria mais sucesso se o desembarque fosse feito nos Bálcãs. O presidente Roosevelt conseguiu amenizar o clima de tensão e mediar as negociações entre ambos, definindo que o desembarque seria feito na Normandia, no litoral da França.
A capacidade dos líderes em encontrar um terreno comum, apesar de suas diferenças, exemplificou a determinação conjunta de enfrentar e superar a ameaça global do nazismo. Este encontro não apenas influenciou os rumos do conflito, mas também moldou as relações internacionais e a geopolítica no período pós-guerra, estabelecendo um precedente para a colaboração em busca da paz e da segurança global.
Fonte consultada:
CAMPOS, Tiago Soares. “Conferência de Teerã”; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historiag/conferencia-teera.htm. Acesso em 28 de novembro de 2024.