A busca pelo Conhecimento

Os Acordos de Paris e a Reunificação do Vietnã

Foto – Robert LeRoy Knudsen

A Guerra do Vietnã (1955–1975) deixou marcas profundas na história do país e resultou na morte de milhares de militares. Foram quase 20 anos de intensas batalhas entre o Vietnã do Norte, apoiado pela União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), e o Vietnã do Sul, apoiado pelos Estados Unidos. No entanto, tudo que se inicia deve ter um fim, por isso, em 1973, foram assinados uma série de acordos em Paris para tentar pôr um ponto final de vez nesse conflito.

Os acordos foram assinados em Paris, na França, no dia 27 de janeiro de 1973, com a presença do representante do Vietnã do Norte Lê Đức Thọ, do presidente do Vietnã do Sul Nguyễn Văn Thiệu e do conselheiro de segurança nacional dos Estados Unidos Henry Kissinger. Os acordos previam um cessar-fogo entre as partes, a retirada imediata de tropas americanas do local, a libertação de pessoas que foram aprisionadas durante os anos do conflito e a reunificação do país por meios pacíficos.

Embora as tropas dos Estados Unidos tenham sido retiradas com a assinatura dos acordos, o conflito entre o Vietnã do Norte e do Sul persistiu por mais dois anos e dois meses e só se encerrou oficialmente em 30 de abril de 1975, quando a cidade de Saigon (capital do Vietnã do Sul) foi capturada pelo governo comunista do Vietnã do Norte, reunificando assim o país.

Fontes consultadas:

https://pt.wikipedia.org

https://brasilescola.uol.com.br

Notícias Relacionadas

Fonógrafo: Início da Era da Gravação de Áudio

Jair Bolsonaro é indiciado pela Polícia Federal por tentativa de Golpe de Estado

Além de Bolsonaro, foram indiciados o general Augusto Heleno, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), e o general Braga Netto

Água: O Tesouro Azul do Planeta Terra e o Nosso Bem Mais Precioso

Arrecadação federal em outubro fecha com maior resultado em 30 anos

Arrecadação foi de 247,92 bilhões