Unesc comemora os seus 44 anos com o lançamento de um livro e uma exposição sobre a sua história
A Unesc vai comemorar os seus 44 anos com o lançamento de um livro e uma exposição sobre a sua história. Só em 2011 a instituição, uma universidade comunitária, atendeu mais de 100 mil pessoas em serviços de saúde. O evento vai ser realizado quarta-feira (18), às 18 horas, no hall do Bloco da Biblioteca, com direito a bolo comemorativo.
“Construir uma universidade não é fazer lugares de privilégios a serviço das pequenas causas de cada um por mais justas que possam parecer, mas é concretizar lugares e funções nos espaços da sociedade, pelo conhecimento e pelas ciências, a serviço de todos”, comentou o reitor Gildo Volpato.
Livro
“Unesc: a trajetória de uma universidade comunitária” é o título da obra que conta a história da instituição construída ao longo dos anos. O livro é de autoria do escritor João Batista Bitencourt, pela Ediunesc (Editora Unesc). A obra conta a história desta instituição desde antes de sua criação, em 1968, até o final da década de 1990, ou seja, os primeiros anos como universidade.
“Há 44 anos, foi criada a Fucri (Fundação Educacional de Criciúma) como resultado de um movimento da sociedade civil organizada para satisfazer uma necessidade regional: oportunizar o Ensino Superior para centenas de jovens da região que ou buscavam a capital dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul para estudar ou, como ocorria com a maioria deles, viam seus sonhos se esvaírem diante das impossibilidades”, destacou o reitor.
Exposição
Em comemoração aos 44 anos da Unesc o Cedoc (Centro de Memória e Documentação) vai expor a partir de quarta-feira (20), no hall do Bloco da Biblioteca, imagens dos primeiros anos de funcionamento da Universidade até a instalação do campus, na década de 1970. A exposição, que fica até o dia 27 de junho no espaço, também lembrará os primeiros formandos e professores da instituição, dos cursos de Matemática, Pedagogia e Ciências Biológicas. No mesmo espaço o Cedoc vai exibir uma foto área do campus em 1978.
História
A Fucri, mantenedora da Unesc, foi criada no dia 22 de junho de 1968, iniciando suas atividades nas dependências do Colégio Madre Tereza Michel. A chegada ao atual campus foi em junho de 1974. Até 1991 a Fucri mantinha quatro unidades de ensino separadas, que juntas formaram a Unifacri (União das Faculdades de Criciúma), iniciando o processo de transformação em Unesc. A mudança ocorreu no dia 17 de junho de 1997, em decisão unânime do Conselho Estadual da Educação. Como missão, a Unesc definiu, na época: "promover o desenvolvimento regional para melhorar a qualidade do ambiente de vida", tendo a Fucri como mantenedora.