A Campanha Nacional de Vacinação iniciou no dia 06 de agosto e encerrou na sexta-feira, dia 31.

Foto: Divulgação/Robson Lunardi
A campanha de vacinação contra a poliomielite e o sarampo em Orleans terminou neste fim de semana com dados positivos. Segundo a Secretaria de Saúde, Orleans chegou a 108% de cobertura. A Campanha Nacional de Vacinação iniciou no dia 06 de agosto e encerrou na sexta-feira, dia 31.
“O sucesso da vacinação foi graças ao “empenho das equipes e o comprometimento dos pais, que fez toda a diferença no resultado. Até às 17 horas de sexta-feira (31), foram 1.169 crianças vacinadas com cobertura de 108% de cobertura. Para alcançar este número a Secretaria de Saúde intensificou a vacinação na unidade central, com dois sábados com atendimento especial e realizadas visitas de busca ativa nas escolas e casas”, comenta a secretária Luana Debiasi.
O prefeito Jorge Koch confirmou que o município ultrapassou a meta do público-alvo, afirmando que para a administração municipal “a saúde é prioridade e o investimento em prevenção é mais barato e melhor para a população”, disse elogiando a equipe de trabalho na saúde.

Foto: Divulgação/Robson Lunardi
Os objetivos da campanha:
Vacinar quem nunca tomou a vacina;
Completar todo o esquema de vacinação de quem não tomou todas as vacinas;
Dar uma dose de reforço para quem já se vacinou completamente (ou seja, tomou todas as doses necessárias à proteção).
Quem deve ser vacinado?
Contra a poliomielite: crianças de 1 até 5 anos independentemente de quantas doses já tomou. Em casos de nenhuma dose, será aplicada a Vacina Inativada Poliomielite. Em caso de uma ou mais doses, será aplicada a Vacina Oral Poliomielite, a famosa “gotinha”.
Contra o sarampo: crianças de 1 até 5 anos independentemente de quantas doses já tomou.
Não devem ser vacinadas: crianças de 1 até 5 anos que tenham sido vacinadas nos últimos 30 dias.
Colaboração: Robson Lunardi – Comunicação da Prefeitura de Orleans