Segundo a responsável pela iniciativa, a intenção é profissionalizar os menores e fazer com que os mesmos passam a ter uma renda financeira extra.
A Prefeitura de Orleans por meio da Secretaria de Assistência Social e Habitação vem desenvolvendo atividades de integração direcionada para adolescentes que apresentam vulnerabilidade social, através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.
Conforme explica a coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, Lucizana Lucio, o público alvo é constituído, em sua maioria, de jovens oriundos de famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família, estendendo-se também aqueles que apresentam situação de risco pessoal e social.
Além das oficinas de violão e taekwondo, a oficina de crochê e trico é umas das atividades mais praticadas pelos alunos. De acordo com a orientadora de trabalhos manuais, Albertina Longo, aproximadamente dez adolescentes entre meninos e meninas participam da oficina.
Segundo Albertina, a intenção é profissionalizar os menores e fazer com que os mesmos passam a ter uma renda financeira extra. “O trabalho manual tem a finalidade de fazer com que os adolescentes aprendam a desenvolver outros mecanismos além do conhecimento adquirido em sala de aula. Recebemos adolescentes que habitam nos bairros, Jardim das Orquídeas, Rio Belo, Alto Paraná, São Gerônimo e João Paulo II. E para nós é gratificante perceber a força de vontade que esses adolescentes têm na busca de melhores alternativas”, emocionada descreveu Albertina.
Os materiais para a elaboração dos trabalhos manuais como agulhas e linhas são disponibilizados pela Secretaria de Assistência Social. Os alunos aprendem a confeccionar bolsas, tapetes, trilhos, roupas, cortinas entre outros acessórios.
Para a adolescente, Letícia Seifer Estevão de 11 anos, a oficina tem ajudado no relacionamento familiar e na convivência com outras pessoas. “Eu gosto de participar das oficinas, aqui eu me sinto tranquila e útil. A orientadora nos ensina passo a passo e explica muito bem. Já estou produzindo minhas próprias peças”, relatou Letícia, aluna do 6º ano do ensino fundamental.
As oficinas de trabalhos manuais acontecem de segunda a sexta-feira das 8h00 as 12h00 e das 13h30 as 17h30 no Centro Ruy Pfützenreuter.
Destaca-se que os interessados que desejam participar das oficinas devem primeiramente se dirigir até o departamento de Assistência Social próximo a Praça Celso Ramos (apenas referência) e realizar o Cadastro Único com a responsável, Flávia.
Colaboração: Edivaldo Lubavem – Assessor de Comunicação da Prefeitura de Lauro Müller