Os materiais utilizados também são provenientes de recursos próprios. Sem empresas terceirizadas, a obra teve uma economia de 50% para os cofres públicos.
A Rua Miguel Damásio Cardoso, no Bairro Murialdo, foi inaugurada no início da noite desta quinta-feira (29) pela Administração Municipal de Orleans. Na presença de moradores da localidade, o prefeito Jorge Koch, o vice-prefeito, Mário Coan, secretários municipais e vereadores fizeram a entrega da obra inédita na cidade.
O prefeito Jorge Koch explica que a pavimentação é inédita, porque utilizou materiais, equipamentos e mão de obra próprios do município. “Resolvemos em comum acordo com os moradores fazer essa primeira obra com o nosso britador. Toda a base que tem aqui foi feita com pedras do nosso britador, que temos em Brusque do Sul. A pavimentação foi feita com a usina asfáltica, que faz parte de um consórcio com outros sete municípios. Com isso, nós conseguimos fazer essa obra no valor de R$ 113 mil. Se tivéssemos que fazer uma licitação com uma terceira empresa, com certeza, seria mais de R$ 200 mil. Estamos fazendo obras com redução de 50% no seu custo final”, explica o prefeito.
Com os recursos próprios de Orleans, a obra não precisou de uma empresa terceirizada para sua realização. Com a economia gerada, a expectativa é realizar mais obras com menos recursos. “A tendência daqui para frente, quando começarmos a fazer as ruas com recursos próprios, com o nosso britador e a usina, reduzir em 50%. Isso significa economia e significa dizer que vamos fazer mais ruas e mais avenidas com menos recursos. Esse é o trabalho e a qualidade que estamos entregando aos nossos cidadãos”, projeta Koch.
O secretário de Infraestrutura, Euclides Pilon, responsável pela obra destacou que todas as etapas da obra foram feitas pela Prefeitura. “Começamos com a drenagem e terraplanagem com funcionários da prefeitura. Depois a parte de base, o macadame e a base fina que vai por cima, logo após vai o material conhecido como pinche e por fim o asfalto. Tudo isso com mão de obra da prefeitura, pedra britada produzida pela prefeitura, a massa asfáltica conseguida com o Cisan Sul, além da tubulação licitada pela prefeitura”, destaca o secretário.
Pilon ainda comentou que o mesmo trabalho já está sendo feito em outras comunidades. “Temos uma no Rio Pinheiros começada, que dá 1800 metros, está com a terraplanagem totalmente pronta e semana que vem a base fica pronta também. Já vamos iniciar na segunda-feira outra obra na comunidade de Ponte Preta”, relata.
O secretário disse que o asfaltamento da Rua Miguel Damásio Cardoso feita pelos funcionários públicos levou aproximadamente um mês. A rua foi o primeiro teste do município com o novo método de pavimentação. “Esse é o primeiro teste que foi feito. Fomos pegando informações e hoje está a obra pronta e pelo que vemos de boa qualidade”, analisa Pilon.