Por meio do projeto WorkChopp, o grupo recebeu o prêmio Boas Práticas do Cejesc, reforçando a relevância do associativismo empresarial orleanense em Santa Catarina.
Mais uma vez, o associativismo empresarial de Orleans foi referência em âmbito estadual. Nesta sexta-feira, dia 25, a conquista foi do Núcleo de Jovens Empreendedores da ACIO, vencedor do projeto Boas Práticas, promovido pelo Conselho Estadual de Jovens Empreendedores de Santa Catarina (Cejesc). O resultado foi divulgado durante a Assembleia Geral Ordinária, em Joinville.
O Cejesc conta com mais de 70 Núcleos em todo o estado e, em cada um, ações e projetos com resultados relevantes são realizados. Dessa forma, o Boas Práticas visa reconhecer e divulgar estas iniciativas, além de permitir que os grupos possam se inspirar com ideias já consolidadas e validadas. Em uma disputa histórica e expressiva, Orleans alcançou 802 votos ao concorrer com os Núcleos de São Miguel do Oeste e de Florianópolis.
Em seu pronunciamento, a coordenadora do Núcleo Jovem de Orleans, Juliana Carrer Zamprônio, que também desempenha a função de diretora adjunta administrativa do Cejesc, agradeceu pela colaboração das centenas de votantes e contou que o grupo buscou mobilizar os demais Núcleos Jovens do Sul de Santa Catarina e também a comunidade orleanense para que participassem da votação on-line e contribuíssem para o resultado alcançado.
O projeto inscrito e vencedor do Boas Práticas 2024 foi o evento WorkChopp, realizado pela primeira vez em março de 2023 e que hoje já está em sua quarta edição. “Esse reconhecimento mostra a representatividade de Orleans perante o Conselho de Jovens Empreendedores de Santa Catarina. Isso é uma vitrine tanto para o Núcleo Jovem de Orleans quanto para a ACIO, pois conseguiremos dar visibilidade e mostrar o valor do trabalho desempenhado no município”, ressalta a coordenadora.
Juliana destaca ainda que essa conquista é fruto de um trabalho coletivo dos nucleados. Ela aproveitou para enaltecer a parceria de Paloma Bittencourt, que era a coordenadora quando o primeiro WorkChopp foi realizado e hoje é diretora regional do Cejesc; e do Guilherme Barzan, atual vice-coordenador do Núcleo Jovem de Orleans e diretor de integração do Cejesc. “Nós três estávamos à frente da coordenação no ano passado, quando decidimos realizar um evento que agregasse aos participantes ao mesmo tempo em que possibilitasse que, por meio dele, as pessoas conhecessem o Núcleo Jovem”, relembra.
“Hoje, o evento está consolidado em Orleans e as pessoas constantemente nos perguntam quando será a próxima edição”, celebra. O intuito do WorkChopp é proporcionar uma noite de aprendizado e network, de forma leve e descontraída. A dinâmica funciona por meio da divisão dos participantes em diferentes mesas, com quantidades iguais de pessoas.
São realizadas quatro rodadas nas quais cada grupo conta com a presença de um mentor convidado, que responde às dúvidas e compartilha seu conhecimento e experiência. A cada intervalo, pizzas e chopp artesanal são servidos. Dessa forma, os participantes podem divulgar seu trabalho, compartilhar ideias, se inspirar, conhecer pessoas com interesses em comum, aprender sobre empreendedorismo e fechar negócios enquanto se divertem.
Sobre a ACIO
Desde 1970, a Associação Empresarial de Orleans (ACIO) tem o propósito de inspirar pessoas e construir histórias. É a atual vencedora do Prêmio InovA+, na categoria entre 151 e 300 associados, que tem como intuito reconhecer e premiar as boas práticas de excelência em gestão e inovação. A iniciativa é promovida pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC), a maior representatividade do setor produtivo catarinense.