Centro funcionará para atendimento exclusivo de pessoas com sintomas respiratórios e conta com equipe médica e de enfermagem capacitada
A Administração Municipal de Orleans, por meio da Secretaria da Saúde, abriu, na tarde desta sexta-feira (20), o Centro de Triagem para pacientes suspeitos de estarem infectados com o novo Coronavírus (Covid-19). A estrutura passa a funcionar na Unidade de Saúde São Donato, que foi desativada sem prejuízo aos usuários, que serão direcionados a Unidade de Santo Antônio.
A ideia é centralizar os atendimentos específicos de pacientes suspeitos, agilizando o processo de orientações, diagnósticos e tratamento. Os atendimentos no local acontecem nesse primeiro momento de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13:30h às 17:30h. A Unidade passa atender com profissionais treinados para atender pessoas com sintomas do Covid-19.
A mudança do atendimento para o local é para dinamizar o atendimento e diminuir o contato de pacientes com sintomas do Covid-19 com outros pacientes que não tenham os sintomas, evitando, assim, a transmissão. O local otimiza o uso de recursos humanos, equipamentos e medicamentos, garantindo o tratamento igualitário a toda a população e isolando os pacientes.
O Secretário de Saúde, Fernando de Fáveri, solicita que os cidadãos orleanenses observem os cuidados preventivos, seguindo as orientações de higiene, evitando sair de casa. “Todas as precauções do município seguem as diretrizes do Governo Estadual, do Ministério da Saúde e da Organização Mundial de Saúde”, comenta o secretário, alertando para a expectativa acerca do aumento significativo no número de casos do Covid-19 no estado nos próximos dias.
Por enquanto, Orleans registra um caso suspeito de contaminação pelo Coronavírus, com coleta de exame realizada pela Vigilância Epidemiológica, que está sendo examinado no laboratório Central do Estado. O paciente encontra-se internado em Criciúma. O município também monitora três casos que estão em isolamento domiciliar.