Poder Legislativo

Orleanense representa Santa Catarina no projeto nacional Jovem Senador

Foto: Ketully Beltrame / Sul in Foco

Foto: Ketully Beltrame / Sul in Foco

A orleanense de 15 anos, Emanuela Hannoff Pilon, estudante do 2º ano do Ensino Médio da Escola de Educação Básica Samuel Sandrini foi a escolhida para representar Santa Catarina no projeto Jovem Senador. Trata-se de uma ação realizada anualmente que seleciona, através de um concurso de redação, estudantes de cada estado para vivenciarem, em Brasília, o trabalho dos senadores.

Eles conhecerão de perto o processo de discussão e elaboração das leis do país, simulando a atuação dos senadores da República. Neste ano, o tema da redação foi “Participação política: no parlamento, nas ruas e nas redes sociais”. A estudante contou com a orientação da professora de Língua Portuguesa Giane Aparecida Kestring para a produção do texto. A educadora conta que, para participar, as escolas recebem o convite. Ao todo, 267 mil estudantes se inscreveram, restando 27 finalistas.

Em seguida, as escolas tiveram que promover um concurso de redação interno entre os alunos do ensino médio. O melhor texto foi escolhido e encaminhado à Secretaria de Educação correspondente. Lá, foram selecionadas três redações para representar o estado na etapa nacional. Já no Senado Federal, uma comissão julgadora foi formada para selecionar os melhores textos de cada uma das unidades da Federação. Além disso, foram eleitos também o primeiro, o segundo e o terceiro colocados nacionais.

A professora conta ainda que este foi o primeiro ano que a escola participou. Devido ao resultado positivo, a participação no projeto será adotada nos anos seguintes. “Nós resolvemos fazer essa atividade valendo nota. Percebemos a dificuldade dos alunos devido à complexidade do tema e optamos por oferecer a eles textos referências para servir de embasamento. Orientei durante toda a produção e foi muito gratificante o resultado. O melhor é que Emanuela pode abordar um tema da nossa realidade e ela escolheu o esporte, justificando que está é uma forma de tirar os jovens das drogas ou da criminalidade”.

Isso porque, após ter sido selecionada, Emanuela pôde optar por um tema que merecesse a atenção dos senadores. A ideia poderá ser transformada em um projeto de lei. A jovem decidiu dar visibilidade ao esporte na área da educação. “O objetivo é colocar em prática os projetos já existentes. Há, por exemplo, o programa Atleta na Escola, que destina R$ 2 mil por ano para cada escola, mas sabemos que isso não é suficiente para suprir toda a demanda. Como resultado, temos acesso a apenas o básico. Conhecemos outros esportes apenas pela televisão, isso não é incentivo”, defendeu.

A experiência atuando no Poder Legislativo dura de três dias, iniciando com a posse dos jovens senadores e a eleição da Mesa. Conforme o site oficial, os trabalhos são encerrados com a aprovação dos projetos e a consequente publicação no Diário do Senado Federal. Emanuela e os demais finalistas receberão, além da viagem a Brasília, um notebook, medalha e certificado. Já a professora orientadora receberá a viagem, um tablet e um certificado. Veja a redação de Emanuela neste link.

Confira a programação:

16 de novembro: chegada dos 27 alunos finalistas, de seus professores orientadores e da comitiva do primeiro lugar a Brasília e início das atividades do Jovem Senador;

17 de novembro: cerimônia de premiação do Concurso de Redação, posse dos jovens senadores e eleição da Mesa Jovem;

18 de novembro: trabalho legislativo no Jovem Senador;

19 de novembro: trabalho legislativo no Jovem Senador, participação na cerimônia do Dia da Bandeira e partida da comitiva do primeiro lugar;

20 de novembro: trabalho legislativo no Jovem Senador (votação e aprovação dos projetos de lei) e atividades de encerramento do projeto;

21 de novembro: partida dos alunos finalistas e seus professores orientadores.