O 2º Pelotão da 2ª Companhia do 8º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militares de Santa Catarina ganhará sede própria em Laguna, a partir do próximo ano. Pelo menos é o que prevê o projeto da empresa vencedora da licitação para a construção do imóvel de 643 metros quadrados. A ordem de serviço será assinada na segunda-feira, dia 17, às 14h, na sala de reuniões do gabinete do prefeito Everaldo dos Santos, que irá participar do ato acompanhado do comandante dos bombeiros lagunenses, tenente Marcos Leandro Marques e outras autoridades.
Técnicos da Amurel elaboraram o projeto. A obra está orçada em R$ 605 mil e será levantada ao lado do posto da Polícia Militar, às margens da SC-436 – principal via de acesso e saída do município, no bairro Portinho. “O pelotão passará a atuar em um terreno de 80 mil metros quadrados pertencente ao Ibama, o qual foi cedido ao governo do estado por meio de um termo de cessão de uso. Neste espaço, uma das cláusulas deste termo indica que não haverá outra obra neste imóvel, somente a dos bombeiros militares (BM)”, informa Marques.
Há 20 anos, os profissionais de combate a incêndio, acidentes, afogamentos e atendimentos pré-hospitalares da Cidade Juliana mantém os serviços em um espaço precário anexo ao 45º Batalhão da Polícia Militar, no bairro Mar Grosso. O canteiro de obras deverá ser instalado já na próxima segunda. A empresa tem seis meses de prazo para a conclusão. O recurso é proveniente do Fundo Especial de Reaparelhamento e Modernização do Corpo de Bombeiros (Funrebom), um convênio entre prefeitura e BM.
“Será um dia importante não somente para os bombeiros. A comunidade lagunense é a principal beneficiada com esta melhoria na infraestrutura desses profissionais”, observa Everaldo. Apesar de receber casa nova em 2016, não há sinalização, por parte do governo do estado, de reforço no efetivo e de materiais na equipe. Atualmente, o comando de Laguna conta com 20 bombeiros militares, dois comunitários particulares e oito comunitários voluntários.
Colaboração: Rafael Andrade